Diocese da Guarda tem dois novos Diáconos

Diocese da Guarda tem dois novos Diáconos

Celebração decorreu na Sé da Guarda

Diocese da Guarda tem dois novos Diáconos

 

Tiago David e Fábio Pontífice são os novos Diáconos da Diocese da Guarda. A ordenação foi esta quarta-feira, 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, na Sé da Guarda.  

De acordo com o Bispo da Guarda, a ordenação sacerdotal está prevista para o mês de Junho de 2022.

D. Manuel Felício, que presidiu à celebração, convidou toda a Diocese a dar “graças a Deus por este dom especial à nossa Diocese e posteriormente também ao nosso presbitério”.

Fábio Carrola Pontífice nasceu a 5 de Novembro de 1995, na freguesia de Santa Maria da Covilhã. Como os pais e os avós são naturais do lugar de Casal da Serra, que pertence a Tortosendo, foi baptizado na paróquia de Nossa Senhora da Oliveira do Tortosendo, onde também cresceu na fé, até entrar para o Seminário.

Até ao 9º ano frequentou a Escola Básica do Tortosendo, depois entrou para o Externato de Nossa Senhora dos Remédios e para o Seminário. Quando concluiu o 12º ano transitou para o Seminário interdiocesano de São José, em Braga, frequentando as aulas na Universidade Católica Portuguesa.

Fábio Pontífice disse ao Jornal A GUARDA que o chamamento que o levou a entrar no Seminário “não foi algo repentino, foi sim preparado”. E explicou: “Desde pequeno o meu pároco ia-me chamando para ajudar à missa. Com o passar do tempo fui-me integrando de forma mais plena na minha paróquia. Entusiasmando-me, de modo a querer um dia dar o passo em frente, na direcção de Cristo Bom Pastor”

Olha para o ministério diaconal como uma doação mediante um serviço que quer prestar à Igreja de Deus e aos irmãos na fé. “Que pela doação da minha consagração total a Cristo, possa eu torna-Lo mais conhecido, servido e amado no seio do povo de Deus. E que mediante o serviço de caridade que preste, para o qual todos os diáconos são chamados a exercer, se continue a identificar a figura de Cristo que caminha connosco e que se fez servo de todos a fim de os conduzir ao verdadeiro sentido da Sua mensagem”, disse Fábio Pontífice.

Tiago David Santos Pereira é natural do Fundão e reside na Orca. No Fundão, estudou na Escola Primária das Tílias, na Escola EB 2/3 Serra da Gardunha e a partir do sexto ano no Seminário do Fundão. Também frequentou o Seminário da Guarda, com as aulas na Escola Secundária da Sé, tendo depois terminado o Secundário em Alpedrinha. Voltou ao Seminário da Guarda para estudar Teologia, em Viseu e em Braga.

Sobre a entrada no Seminário recorda que “embora já tivesse o testemunho de fé da parte da minha família, foi um amigo e vizinho que tinha entrado no Seminário que quando vinha passar os fins-de-semana a casa, contava como era o Seminário”. E acrescentou: “Até ali eu nunca tinha ouvido falar do que era ou como se organizava. Mas, com aquilo que ele me contava, senti-me cativado, tendo criado em mim uma certa curiosidade em conhecer o Seminário. Assim, falei com os meus pais que, por sua vez, me levaram a falar com o meu pároco, no Fundão. Depois disso, fui passar um fim-de semana no Seminário do Fundão e acabei por ficar e fazer a minha caminhada de Seminário”.

Tiago Pereira vê a ordenação diaconal como “mais uma etapa na minha caminhada vocacional, uma etapa diferente daquelas que tive até agora, dado que sou chamado a um compromisso muito maior, diante do senhor Bispo e do Povo de Deus”. E acrescenta: “É um momento de entrega da minha vida ao serviço de toda a Igreja no ministério do diaconado, já que pela livre aceitação do celibato consagro-me a Cristo de uma maneira nova.

Em declarações ao Jornal A GUARDA refere que “num tempo em que se exige cada vez mais da Igreja para que esta seja exemplo em toda a linha, não podemos esquecer que ela é composta por pessoas imperfeitas e que Jesus não chamou a si pessoas perfeitas, mas os que Ele quis, com os seus defeitos e limitações”. E conclui: “Na minha entrega ao serviço de Cristo e da Igreja, entrego-me como sou, tanto com as minhas qualidades como com os meus defeitos”.

 

Quinta, 9 de Dezembro de 2021