Morreu o Padre martinho, antigo pároco de São Romão

Morreu o Padre martinho, antigo pároco de São Romão

Diocese da Guarda

Morreu o Padre José Martinho, antigo pároco de São Romão

 

O Padre José Moreira Martinho faleceu aos 96 anos de idade, esta terça-feira, 18 de Janeiro, em São Romão, concelho de Seia. As cerimónias fúnebres estão marcadas para esta quarta-feira, 19 de Janeiro, e são presididas pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, com a missa exequial na igreja de São Romão. O cortejo fúnebre segue depois para a Parada, concelho de Almeida, onde o corpo será sepultado no cemitério local.

José Moreira Martinho nasceu a 27 de Outubro de 1925, na extinta freguesia dos Anjos (Lisboa), onde foi baptizado. A partir dos 3 meses passou a residir em Parada, concelho de Almeida. Depois de terminar a Escola primária entrou no Seminário do Fundão a 12 de Outubro de 1937. Concluiu o curso de teologia no Seminário maior da Guarda, tendo sido ordenado sacerdote no dia 15 de Agosto de 1949. Depois da ordenação esteve 10 meses em Trancoso, como coadjutor.

No dia 10 de Setembro de 1950 foi nomeado pároco de São Romão e Lapa dos Dinheiros, no concelho de Seia. Pelo caminho foi pároco de Vila Cova à Coelheira (Seia), durante 26 anos, e temporariamente de São Gião, Sandomil e Várzea de Meruje. Foi arcipreste de Seia. Foi Assistente Diocesano do Apostolado da Oração.

Terça, 18 de Janeiro de 2022