A Guarda já tem programa para a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude

JMJ 2023

A peregrinação dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, na Diocese da Guarda, vai decorrer de 5 de Março as 3 de Abril e passa por todos os arciprestados. A recepção dos símbolos acontece no dia 5 de Março, na parte da manhã, na Sé de Castelo Branco, com a presença do Bispo e de um grupo de Jovens da Diocese da Guarda. Na Guarda o programa começa às 15.00 horas, com um cortejo entre o Paço da Cultura e a Igreja da Misericórdia e, a partir dali, para a Praça Velha. A Festa do Acolhimento, com juventude de todos os pontos da Diocese, será com um concerto de Inspiração Cristã, com a actuação da ‘Banda da Paróquia’, de Coimbra. O programa continua com a celebração da Missa, na Sé Catedral, a partir das 18.00 horas e com uma Vigília de Oração marcada para as 21.00 horas.

A celebração do envio dos símbolos, por toda a Diocese, será na Missa das 11.00 horas, na Sé da Guarda, no dia 6 de Março. O percurso começa no arciprestado de Pinhel/Figueira de Castelo Rodrigo (6 a 10 de Março), seguindo depois para os arciprestados de Almeida/Sabugal (10 a 13 de Março), Fundão/Penamacor (13 a 17 de Março), Covilhã/Belmonte (17 a 20 de Março), Seia/Gouveia (20 a 24 de Março), Celorico/Trancoso (24 a 27 de Março) e Guarda/Manteigas (27 de Março a 2 de Abri).

Na mudança do arciprestado da Covilhã/Belmonte para o de Gouveia/Seia, no dia 20 de Março, haverá uma celebração Diocesana, a partir das 15.00 horas, na zona da Torre (Serra da Estrela), isto se o tempo o permitir, caso contrário esse momento transitará para a cidade de Seia.

Na peregrinação pelo arciprestado da Guarda/Manteigas, os símbolos passam pelo Vale do Mondego Aldeia Viçosa), no dia 27, seguindo para Manteigas (27 e 28 de Março), Vale de Estrela (29 de Março), Barroquinho (30 de Março), Cerdeira e Outeiro de São Miguel (31 de Março), Guarda – São Miguel (1 de Março) e Guarda – Sé (2 de Março).

A entrega dos símbolos à Diocese de Viseu será no dia 3 de Abril, às 11.00 horas.

Quinta, 3 de Fevereiro de 2022