Festa do acolhimento na Praça Velha e na Sé Catedral

Festa do acolhimento na Praça Velha e na Sé Catedral

Festa do acolhimento na Praça Velha e na Sé Catedral

Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude chegam este sábado à Guarda

 

A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’, símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, chegam este sábado, 5 de Março, à Guarda. A Festa de Acolhimento acontece a partir das 16.00 horas, na Praça Velha, com o acolhimento dos símbolos e um concerto da “Banda da Paróquia”, grupo de música de inspiração cristã da Diocese de Coimbra. Às 18.00 horas, o bispo da Guarda vai presidir à Eucaristia, na Sé Guarda, onde, às 21.00 horas terá lugar uma Vigília de Oração.

Os responsáveis pelo COD Guarda (Comité Organizador Diocesano) explicam que “no dia 5 de Março de 2022, os símbolos JMJ serão recebidos na Sé da Guarda numa festa da juventude que procura juntar os jovens de toda a diocese”.

Depois da Festa de Acolhimento, os símbolos que o Papa João Paulo II entregou aos jovens de todo o mundo, vão percorrer todos os arciprestados da Diocese da Guarda. O itinerário começa no arciprestado de Pinhel/Figueira de castelo Rodrigo (6 a 10 de Março), seguindo depois para Almeida/sabugal (10 a 13 de Março), Fundão/Penamacor (13 a 17 de Março), Covilhã/Belmonte (17 a 20 de Março), Seia/Gouveia (20 a 24 de Março), Celorico/Trancoso (24 a 27 de Março) e Guarda/Manteigas (27 de Março a 2 de Abril).

Na mudança do arciprestado da Covilhã/Belmonte para o de Gouveia/Seia, no dia 20 de Março, haverá a Via Sacra, a partir das 15.00 horas, na zona da Torre (Serra da Estrela).

Na peregrinação pelo arciprestado da Guarda/Manteigas, os símbolos passam pelo Vale do Mondego (Aldeia Viçosa), no dia 27, seguindo para Manteigas (27 e 28 de Março), Vale de Estrela (29 de Março), Barroquinho (30 de Março), Cerdeira e Outeiro de São Miguel (31 de Março), Guarda – São Miguel (1 de Março) e Guarda – Sé (2 de Março).

A entrega dos símbolos à Diocese de Viseu será no dia 3 de Abril, às 11.00 horas.

Recorde-se que nos meses que antecedem cada Jornada Mundial da Juventude, e a próxima será em Lisboa, de 1 a 6 de Agosto de 2023, os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem.

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, esta acção é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.

A cada dois, três ou quatro anos ocorre como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Reúne milhares de jovens para celebrar a fé e a pertença à Igreja.

Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.

Assim, de 1 a 6 de Agosto de 2023, a cidade de Lisboa vai receber a Jornada Mundial da Juventude 2023. O Papa Francisco, no encerramento da última edição das Jornadas Mundiais da Juventude, que teve lugar, em 2019, no Panamá, anunciou que a edição seguinte seria em Portugal e teria como tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

Quinta, 3 de Março de 2022