
Peregrinação dos Símbolos da JMJ
Os símbolos que o Papa João Paulo II entregou aos jovens de todo o mundo, vão percorrer todos os arciprestados da Diocese da Guarda. O itinerário começa no arciprestado de Pinhel/Figueira de castelo Rodrigo (6 a 10 de Março), seguindo depois para Almeida/Sabugal (10 a 13 de Março), Fundão/Penamacor (13 a 17 de Março), Covilhã/Belmonte (17 a 20 de Março), Seia/Gouveia (20 a 24 de Março), Celorico/Trancoso (24 a 27 de Março) e Guarda/Manteigas (27 de Março a 2 de Abril).
Cruz Peregrina
A Cruz Peregrina, com 3,8 metros de altura, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos de 1984, para que fosse levada por todo o mundo. Desde essa altura, a Cruz Peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação e já passou pelos cinco continentes e em quase 90 países.
Ícone de Nossa Senhora
O ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retracta a Virgem Maria com o Menino nos braços, acompanha a Cruz Peregrina desde o ano 2000. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. O ícone de Nossa Senhora tem 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura.