Jornada vai apresentar levantamento sobre o casamento e a família

Jornada vai apresentar levantamento sobre o casamento e a família

Semana da Vida, de 8 a 15 do Maio

Jornada vai apresentar levantamento sobre o casamento e a família

 

“A Vida que acolhemos” é o tema da Semana da Vida que acontece de 8 a 15 de Maio.

No âmbito desta iniciativa, o Departamento da Pastoral Familiar da Diocese da Guarda vai organizar uma jornada, no Seminário da Guarda, no dia 14 de Maio.

O programa começa às 10.00 horas, com a Oração inicial e abertura dos trabalhos. Lúcia Leitão fará a apresentação dos dados estatísticos sobre a realidade das famílias na Diocese e por Arciprestado.

Do programa também faz parte a apresentação das conclusões das três conferências sobre Direito Matrimonial e Familiar, segundo o Direito Civil e o Direito Canónico realizadas em Seia, na Guarda e na Covilhã, pelo Departamento Diocesano da Pastoral familiar. Os trabalhos terminam com a uma partilha sobre “o que temos de fazer”.

Ao longo deste ano pastoral foi feito o levantamento sobre as condições em que as famílias vivem e também sobre as realidades humanas e sociais que não podem contar com o necessário apoio de uma família, como é o caso de crianças nascidas e que não têm o aconchego familiar desejável, seja porque abandonadas pelo pai e pela mãe, seja porque entregues a famílias monoparentais.

“Como estas também outras situações nos têm de merecer a devida atenção e motivar em todos nós a procura dos caminhos mais indicados para ir em auxílio da instituição familiar, da qual continua a depender, de facto, o bem-estar das pessoas em geral”, explica o Bispo da Guarda sobre o levantamento realizado na Diocese da Guarda.

Sobre a Semana da Vida, D. Manuel Felício adianta que “sentimos diariamente que a vida é um dom, que, na origem, não depende de nós. Depende de nós acolhê-la e organizá-la para nosso bem pessoal e bem de quantos fazem connosco o caminho da história”. E acrescenta: “De nós depende também criar condições para que este dom seja sempre bem acolhido estimado por todos. Sabemos que a Família é fator decisivo para o acolhimento à vida, incluindo o seu acompanhamento e desenvolvimento em cada um de nós. Também sabemos das dificuldades que a Família atravessa para o cumprimento desta sua missão”.

Quinta, 5 de Maio de 2022