Comissão Sinodal Diocesana apresenta conclusões da fase diocesana do Sínodo

Comissão Sinodal Diocesana apresenta conclusões da fase diocesana do Sínodo

Diocese da Guarda

Comissão Sinodal Diocesana apresenta conclusões da fase diocesana do Sínodo

 

A Comissão Sinodal Diocesana vai apresentar, este Domingo, 29 de Maio, os dados e conclusões de todo o trabalho feito na Diocese da Guarda, do Sínodo “Por Uma Igreja Sinodal”.

Os trabalhos, que vão decorrer no Seminário da Guarda, com o acolhimento pelas 14.30 horas e início dos trabalhos às 15.00 horas, terminam com a eucaristia de encerramento na Sé Catedral da Guarda pelas 18.00 horas.

Na diocese da Guarda, a fase diocesana do Sínodo “Por Uma Igreja Sinodal”, foi coordenada por uma Comissão nomeada pelo Bispo D. Manuel Felício, que tomou posse no dia 1 de Outubro de 2021. A Comissão é composta pelos seguintes elementos: Padre Jorge Manuel Pinheiro Castela (responsável), Francisco Barbeira (padre), Paulo Caetano (diácono), Maria da Graça Afonso (irmã), Tânia Patrícia Dinis Marques, Ana Rita Ferreira Loureiro e Joaquim Monteiro Brigas.

O processo sinodal diocesano foi aberto no dia 17 de Outubro de 2021, na celebração da Eucaristia, a partir da Sé Catedral da Guarda, com a apresentação pública da referida Comissão e encerra este Domingo, dia 29 de Maio de 2022, com a reunião pré-sinodal, seguida de Eucaristia na Sé Catedral da Guarda.

A Comissão Sinodal da Diocese da Guarda recebeu mais de 1500 respostas aos inquéritos e contabilizou mais de 80 relatórios, a partir dos quais elaborou o Documento Final que vai ser apresentado, a toda a Diocese.

Estes relatórios envolveram um universo cerca de 2000 pessoas das mais diferentes faixas etárias, tendo sido desenvolvidas actividades de reflexão em grupos de diálogo sinodal, tanto de movimentos, congregações e comunidade em geral, em fóruns abertos, com convidados fora do âmbito eclesial, e em sessões de catequese, aulas de Educação Moral e Religiosa Católica.

Quarta, 25 de Maio de 2022