Órgão de tubos da Sé da Guarda deve estar pronto em Novembro de 2023

Órgão de tubos da Sé da Guarda deve estar pronto em Novembro de 2023

Projecto da Organaria Frederico Desmottes

Órgão de tubos da Sé da Guarda deve estar pronto em Novembro de 2023

 

A reconstrução do órgão da Sé da Guarda vai ser feita pela Organaria Frederico Desmottes, sediada em Landete (Cuenca - Espanha). A empresa vencedora foi apresentada no dia 3 de Junho, na Sé da Guarda, numa cerimónia em que também estava programada a assinatura de adjudicação da construção mas que não aconteceu devido á ausência do representante da empresa vencedora. A construção do órgão, a instalar na porta do fundo da nave central da Sé da Guarda, tem um prazo de 20 meses, a contar da assinatura do contrato. A inauguração deverá acontecer em Novembro de 2023.

 

A construção do órgão de tubos na Sé da Guarda, uma antiga pretensão da Diocese, começa a ganhar forma depois da escolha da empresa vencedora, a Organaria Frederico Desmottes, que se comprometeu a executar a obra no prazo de 20 meses a contar da assinatura do contrato.

Em causa está um investimento global superior a 930 mil euros, dos quais cerca de 750 mil apoiados no âmbito do Centro 2020 e o restante valor, com orçamento próprio da Direcção Regional de Cultura, da Diocese da Guarda e com o apoio dos municípios, nomeadamente do município da Guarda.

Quarta, 8 de Junho de 2022