Projecto da Organaria Frederico Desmottes
Órgão de tubos da Sé da Guarda deve estar pronto em Novembro de 2023
A reconstrução do órgão da Sé da Guarda vai ser feita pela Organaria Frederico Desmottes, sediada em Landete (Cuenca - Espanha). A empresa vencedora foi apresentada no dia 3 de Junho, na Sé da Guarda, numa cerimónia em que também estava programada a assinatura de adjudicação da construção mas que não aconteceu devido á ausência do representante da empresa vencedora. A construção do órgão, a instalar na porta do fundo da nave central da Sé da Guarda, tem um prazo de 20 meses, a contar da assinatura do contrato. A inauguração deverá acontecer em Novembro de 2023.
A construção do órgão de tubos na Sé da Guarda, uma antiga pretensão da Diocese, começa a ganhar forma depois da escolha da empresa vencedora, a Organaria Frederico Desmottes, que se comprometeu a executar a obra no prazo de 20 meses a contar da assinatura do contrato.
Em causa está um investimento global superior a 930 mil euros, dos quais cerca de 750 mil apoiados no âmbito do Centro 2020 e o restante valor, com orçamento próprio da Direcção Regional de Cultura, da Diocese da Guarda e com o apoio dos municípios, nomeadamente do município da Guarda.