
Guarda | Investimento ultrapassou os 400 mil euros
Inauguração das obras de requalificação do conjunto histórico da Póvoa do Mileu
As obras de “Requalificação do Conjunto Histórico da Póvoa do Mileu”, na Guarda foram inauguradas no último sábado, dia 4 de Junho. O investimento, que ultrapassou os 400 mil euros, foi financiado em 85 por cento por fundos europeus do Plano Operacional do Centro 2020.
A obra, realizada no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, requalificou todo o espaço envolvente à Capela e à Estação Arqueológica, tornando-o num espaço multifuncional.
O presidente da Câmara da Guarda referiu que o “espaço estava quase abandonado, apesar da riqueza histórica que comporta”. E acrescentou: “Representa a nossa memória colectiva, que no caso atravessa várias eras”. Sérgio Costa disse que “é obrigação e vontade férrea deste Executivo preservar e contribuir para a investigação dessa história, que devemos divulgar e transmitir não só aos guardenses, mas também aos que nos visitam”.
A directora Regional de Cultura do Centro também participou na cerimónia de inauguração tendo destacado a importância deste novo activo cultural para a Guarda. Suzana Menezes, em representação da secretária de Estado da Cultura, disse que se tratou de um processo de escuta, reflexão e diálogo entre investigadores, técnicos e a Direcção Regional de Cultura do Centro, cujo papel, mais do que “fiscalizar é de preservar e valorizar o património Cultural”.
O Bispo da Guarda procedeu à bênção do espaço agora requalificado e dotado com as necessárias infra-estruturas para que possa ser utilizado com a maior frequência possível por todas as pessoas.