Diocese da Guarda abre espaço “Expoecclesia”

Diocese da Guarda abre espaço “Expoecclesia” na capela do Antigo Seminário

A Diocese da Guarda vai inaugurar o espaço “Expoecclesia”, na capela do Antigo Seminário e Paço Episcopal, na Guarda, esta  quarta-feira, 13 de Julho, pelas 17.00 horas.

O momento é assinalado com a abertura da exposição “Mulier, Mater, Magistra” dedicada à Mulher, que apresenta peças de várias paróquias da Diocese.

Na mesma ocasião terá lugar o lançamento do Roteiro das Beiras e Serra da Estrela – Pegadas de Fé, bem como a realização da experiência virtual numa atmosfera imersiva, através do recurso a multimédia 2D e 3D, sobre a História da Diocese da Guarda.

Inicialmente anunciado como Museu Diocesano da Guarda e para onde esteve programada a exposição “Diálogos – Na beleza das obras contemplamos a beleza do criador”, entre 24 de Junho e 18 de Outubro, o espaço aparece agora com a designação de “Expoecclesia”.

Recorde-se que a exposição ‘Diálogos’ já esteve patente no Museu Diocesano de Lamego (9 de Julho de 2021), na Casa da Cultura de Ílhavo (de 22 de Outubro de 2021 a 4 de Fevereiro de 2022), encontrando-se, actualmente, em Viseu, no Museu da Misericórdia.

A ExpoEcclesia é o cognome do espaço (Capela – capela do antigo seminário e paço episcopal) onde terá lugar o lançamento do vade-mécum Roteiro das Beiras e Serra da Estrela (traduzido em espanhol, Inglês e francês); onde se pode fazer a experiência virtual numa atmosfera imersiva, através de recurso a multimédia 2D e 3D, sobre a História da Diocese da Guarda e Património de Arte Sacra (grupos, de mais ou menos 10 a 25 pessoas, podendo também agendar-se por marcação prévia, através do número 967 107 433 ou do e-mail expoecclesiaguarda47@gmail.com); e onde decorrerá a exposição temporária Mulier Mater Magistra.

As visitas à ExpoEcclesia são gratuitas.

Quarta, 13 de Julho de 2022