Festa Anual da Liga dos Servos de Jesus

Diocese da Guarda

Festa anual da Liga dos Servos de Jesus, no Outeiro de São Miguel

A Festa Anual da Liga dos Servos de Jesus vai decorrer a 26 e 27 de Agosto, no Outeiro de São Miguel, na Guarda.

O programa começa esta sexta-feira, às 16.00 horas, com o encontro de reflexão para servos externos e Amigos das Liga. A partir das 21.00 horas, terá início a Eucaristia de Acção de Graças, seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento. A partir da meia-noite, o tempo de adoração continua nas diferentes comunidades da Liga dos Servos de jesus, até às 8.00 horas, de sábado.

O programa do dia 27 de Agosto começa, às 10.00 horas, com a recepção dos Servos e convidados, no Outeiro de São Miguel. Segue-se, às 11.00 horas, a celebração da Missa, que será presidida pelo Bispo da guarda, D. Manuel Felício. Do programa também faz parte o almoço convício (13.00 horas) e a sessão solene (15.00 horas).

A Liga dos Servos de Jesus, sediada na cidade da Guarda, foi criada por D. João de Oliveira Matos e, actualmente, está presente na Guarda (Santa Luzia, Sequeira, Outeiro de São Miguel, Centro de Acolhimento S. João de Deus, Paço Episcopal, Seminário), Covilhã (Abrigo dos Pequeninos e Centro Cultural e Social), Ruvina, Celorico da Beira, Rochoso, Orca, Cerdeira do Côa, Manteigas, Fundão, São Romão (Seia), Fátima, Figueira da Foz e Kilenda (Angola).

D. João de Oliveira Matos nasceu a 1 de Março de 1879, em Valverde, concelho do Fundão. Aos 17 anos fez a admissão ao Seminário da Guarda e concluiu o Curso de Teologia, em Julho de 1899. Foi ordenado Sacerdote a 28 de Março de 1903. Em 25 de Julho de 1923, foi ordenado Bispo. Como Bispo Auxiliar, depois de ter percorrido as aldeias da Diocese da Guarda, o prelado verificou que havia muitas pessoas com vontade de ajudar e outras com necessidade de serem ajudadas, uma realidade que o inspirou na criação da Liga dos Servos de Jesus. D. João Oliveira Matos, que tinha como lema “é preciso que Jesus reine”, morreu com fama de santidade no dia 29 de Agosto de 1962. O Vaticano publicou no dia 4 de Junho de 2013, o decreto que reconhece as “virtudes heróicas”. O processo do fundador da Liga dos Servos de Jesus consta de 23 volumes e foi entregue em Roma, no dia 19 de Maio de 1998. Para a beatificação continua a ser necessário que a Santa Sé comprove a existência de um milagre atribuído à intercessão de D. João de Oliveira Matos.

Quarta, 24 de Agosto de 2022