Serviços Diocesanos de Pastoral reuniram no Seminário da Guarda

Serviços Diocesanos de Pastoral reuniram no Seminário da Guarda

Diocese da Guarda

Serviços Diocesanos de Pastoral reuniram no Seminário da Guarda

 

“Colocar os diferentes serviços diocesanos de pastoral e respectivos departamentos em diálogo” foi o principal objectivo da reunião que decorreu no último sábado, 24 de Outubro, nas instalações do Seminário da Guarda. O encontro, convocado pelo Bispo da Diocese, foi orientado pelo Coordenador Diocesano da Pastoral, padre Jorge Castela e coincidiu com o início do ano pastoral.

Sobre este encontro, D. Manuel Felício disse que “a vida de qualquer comunidade e também das comunidades cristãs precisa de carismas e de serviços para os motivar, formar e organizar, a fim de se conseguir o desejado bem de todos e da comunidade enquanto tal”. Adiantou que “nas comunidades cristãs há dimensões e tarefas muito concretas que são estruturantes da sua vida, como são a formação e celebração da Fé, a prática do mandamento do amor aplicado a diferentes circunstâncias, onde o cuidado dos pobres assume importante prioridade”.

D. Manuel Felício disse que “os mundos da Família e dos leigos, bem como a responsabilidade evangelizadora e a missão comum a todos precisam de ser devidamente cuidados”. Lembrou que a Fé é vivida “em contextos concretos, onde a cultura e a comunicação são fatores determinantes, hoje mais do nunca e igualmente precisam de ser tidos na devida consideração nas comunidades cristãs”.

O Bispo da Guarda considera que “para potenciar este conjunto de vertentes na vida das comunidades cristãs a que correspondem responsabilidades concretas para serem exercidas nos vários âmbitos e níveis da vida da Diocese é necessária uma escola de formação, no caso a Escola Teológica de Leigos”.

Quinta, 29 de Setembro de 2022