ExpoEcclesia assinala Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja

Diocese da Guarda

ExpoEcclesia assinala Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja

A ExpoEcclesia vai assinalar o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, na próxima terça-feira, dia 18 de Outubro, com visitas guiadas às exposições Mulier Mater Magistra” e “Diálogos: na beleza das obras contemplamos a beleza do Criador” e a projecção multimédia sobre “Roteiro das Beiras e Serra da Estrela - Pegadas de Fé” e sobre a história da Diocese da Guarda.

O dia 18 de Outubro, festa do Evangelista S. Lucas, desde há alguns anos a eta parte, está escolhido para celebrar o Dia Nacional dos bens Culturais da Igreja.

O Bispo da Guarda explica que “S. Lucas é o patrono dos artistas e, por isso, também nos convida a contemplar as obras de arte e, por elas, a fazer caminho ao encontro da fonte de toda a beleza bem como da arte que no-la transmite”. E acrescenta: “E nós desejamos que a arte cristã possa cumprir cada vez mais e melhor o desígnio para que foi e é criada, ou seja, pelos caminhos da beleza levar as pessoas ao encontro do Criador”.

O espaço ‘ExpoEcclesia’, localizado na capela do antigo seminário e Paço Episcopal, na Guarda, foi inaugurado no dia 13 de Julho.

O Roteiro das Beiras e Serra da Estrela – Pegadas de Fé (traduzido em espanhol, inglês e francês) convida a visitar os 37 monumentos de culto classificados, “que se encontram espalhados pelo território da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e a descobrir outros não menos fascinantes entre um vasto património”.

A ExpoEcclesia funciona de quinta a segunda-feira, das 10.00 às 18.00 horas (com intervalo para almoço) e aos domingos das 15.00 às 18.00 horas. As visitas à ExpoEcclesia são gratuitas.

ExpoEcclesia

Programa do 18 de Outubro

10h30 | Visita guiada à exposição “Mulier Mater Magistra”.

11h00 | Projeção multimédia sobre “Roteiro das Beiras e Serra da Estrela - Pegadas de Fé” e sobre a história da Diocese da Guarda.

11h30 | Visita guiada à exposição “Diálogos: na beleza das obras contemplamos a beleza do Criador”.

12:00 | Projeção multimédia.

14h15 | Visita guiada à exposição “Mulier Mater Magistra”.

14h45 | Projeção multimédia

15h15 | Visita guiada à exposição “Diálogos: na beleza das obras contemplamos a beleza do Criador”.

16:00 | Visita guiada à exposição “Mulier Mater Magistra”.

16h45 | Projeção multimédia

17h30 | Projeção multimédia.

Quinta, 13 de Outubro de 2022