Abertura do ano do Sector da Guarda das Equipas de Nossa Senhora

Abertura do ano do Sector da Guarda das Equipas de Nossa Senhora

Diocese da Guarda

Abertura do ano do Sector da Guarda das Equipas de Nossa Senhora

 

O Sector da Guarda, das Equipas de Nossa Senhora, promoveu a abertura oficial do ano pastoral, no dia 8 de Outubro, no Seminário da Guarda. O encontro juntou algumas dezenas de elementos pertencentes às famílias que integram este movimento, na zona da Guarda, onde existem 15 equipas.

O evento terminou com a celebração da Missa que foi presidida pelo padre Paulo Figueiró, Assistente do Sector da Guarda das Equipas de Nossa Senhora.

Na Diocese da Guarda há mais dois sectores das Equipas de Nossa Senhora que funcionam na Covilhã e no Fundão, cada um deles com 7/8 equipas.

As Equipas de Nossa Senhora são um movimento de espiritualidade conjugal, nascido em França em 1938, que tem como objectivo ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida. São uma escola de formação para casais cristãos unidos pelo sacramento do Matrimónio.

As equipas são constituídas por um número indicativo de 5 a 7 casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha de vida e estudo de um tema de formação cristã, para se entreajudarem numa caminhada com Cristo.

O movimento das Equipas de Nossa Senhora está espalhado pelo mundo inteiro. Na Supra-Região Portugal, o movimento existe desde 1954 e encontra-se espalhado pelo continente, pelas ilhas (Madeira e Açores) e pela África Lusófona (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe). Em Dezembro de 2021 era constituída 1491 equipas, totalizando 17488 membros, entre os quais 8119 casais, 434 viúvos, 738 Conselheiros Espirituais e 78 Acompanhantes Espirituais (não sacerdotes).

Quarta, 19 de Outubro de 2022