Diocese da Guarda espera receber milhares de jovens de todo o mundo

Diocese da Guarda espera receber milhares de jovens de todo o mundo

‘Mega Login’ prepara Jornada Mundial da Juventude

Diocese da Guarda espera receber milhares de jovens de todo o mundo

 

“Explicar as Jornadas Mundiais da Juventude aos jovens de uma forma mais abrangente, tendo em vista o lançamento das equipas arciprestais que vão trabalhar os Dias da Diocese” foi o grande objectivo da actividade “Mega Login”, que o COD Guarda - Comité Organizador Diocesano promoveu no dia 22 de Outubro, no Seminário da Guarda. Esta actividade marcou o início do último ano de caminhada até à Jornada Mundial da Juventude, não apenas para os jovens que irão participar neste evento em Lisboa, mas também para todos aqueles que pretendem acolher jovens de todo o mundo na Diocese da Guarda.

A actividade foi delineada a pensar nos jovens que participarão como peregrinos na JMJ 2023, em Lisboa, mas, igualmente, a pensar nos jovens que inseridos nas suas comunidades hão-de acolher como voluntários outros jovens vindos de várias partes do mundo, aquando dos Dias na Diocese, de 26 a 31 de Julho, que antecedem as Jornadas Mundiais da Juventude propriamente ditas.

A actividade do ‘Mega Login’ serviu para cada arciprestado com os seus jovens fazer a apresentação da zona geográfica da diocese que ocupa, a sua região, cultura e as suas especificidades. Por outro lado, a actividade serviu para se partilhar o trabalho feito para o acolhimento de jovens aquando dos Dias na Diocese, concretamente os contactos com entidades da sociedade civil - os municípios, e o trabalho a fazer-se nas tarefas de programação, alojamento, alimentação e transporte dos peregrinos que marcarão presença na diocese antes da partida para Lisboa.

Os jovens e animadores dos diferentes arciprestados foram enviados em missão com a entrega simbólica de um pequeno globo terrestre e com a missão de serem jovens voluntários ao serviço de todos - comunidade e peregrinos da JMJ. Este momento de oração e envio, integgrado no Dia Mundial das Missões, foi presidido pelo vigário geral da diocese, Padre Manuel Matos, em representação do bispo da diocese.

Marília Ferreira, de Celorico da Beira, disse ao Jornal A GUARDA que “as equipas arciprestais são muito importantes para organizarem as actividades e a logística, durante a semana dos Dias na Diocese”. Esta responsável deu conta de que “ainda está tudo muito cru, com falta de divulgação”. Considera que “o testemunho é o melhor caminho” para “motivar os jovens não só para o acolhimento nos Dias da Diocese mas também para irem até às Jornadas”.

Amélia Sebastião, de Pinhel, considera que “é importante reunir as equipas e trabalhar para ver como será o funcionamento, dos Dias na Diocese, na paróquia e no arciprestado”.

Para José Sério, do arciprestado de Seia, “um evento destes, que Portugal vai ter a oportunidade de organizar, só funciona se todos os jovens estiverem envolvidos, se se conseguirem agitar a eles próprios e às comunidades onde vivem”. E acrescenta: “As paróquias, os arciprestados, os municípios, as freguesias, os grupos de jovens, as associações juvenis, todos os organismos devem ficar motivados para fazer um grande evento, tanto aqui na Diocese, através dos Dias da Diocese, como em Lisboa na própria Jornada Mundial da Juventude”.

José Sério considera que os Dias da Diocese “podem ser um óptimo veículo para mostrar, a quem nos visita, tudo aquilo que temos de bom: o património, a cultura, a gastronomia, os nossos hábitos, as nossas boas práticas”. E deixa o desafio: “Temos de mostrar que somos capazes e que a Guarda tem uma personalidade diferente”.

Quarta, 26 de Outubro de 2022