Semana nacional da Educação Cristã

A Semana Ncional da Eucação Cristã realiza-se de 19 a 28 do corrente mês de outubro.

Inicia-se com a peregrinação nacional das Escolas Católicas a Fátima, no dia 19 e encerra com as jornadas nacionais de catequistas, também em Fátima, de 26 a 28 do corrente mês.

Na mensagem enviada pela Comissão Episcopal da Educação Cristã, é feito o convite para todos aprofundarmos e ajudarmos a aprofundar, ao longo desta semana, a certeza de que “ser feliz é ser santo”. Depois de chamar a atenção para a felicidade que Jesus propõe, no Evangelho, convida a revisitar a exortação apostólica do Papa Francisco sobre a santidade – Gaudete et exultate – para sermos capazes de captar a diferença entre a verdadeira felicidade e aquela que nos oferece a cultura dominante na actualidade, muito voltada para o “usar, experimentar e deitar fora”.

A verdadeira felicidade é mais do que um bem estar individual. Antes, motiva para a transformação do mundo, com os critérios da verdadeira humanização que são coincidentes com aos do caminho da santidade. Daí o sublinhado nesta mensagem – “A santificação é caminho comunitário”.

Que todos sejamos capazes de compreender e ajudar a compreender esta mensagem simples mas de compromisso com a verdadeira felicidade.

16.10.2018

+Manuel R. Felício, B. da Guarda