Conselho Presbiteral dedicado aos ministérios laicais e unidades pastorais

Conselho Presbiteral dedicado aos ministérios laicais e unidades pastorais

Diocese da Guarda

Conselho Presbiteral dedicado aos ministérios laicais e unidades pastorais

 

Ministérios Laicais para uma Igreja Ministerial e Unidades Pastorais são dois principais assuntos em análise, no Conselho Presbiteral da Diocese da Guarda, que está marcado para o dia 17 de Fevereiro, a partir das 10.30 horas, no Seminário da Guarda.

Tendo presente o documento da Conferência Episcopal Portuguesa – Ministérios laicais para uma Igreja Ministerial (de Junho de 2022), os membros deste órgão consultivo vão olhar para os Ministérios de Leitor e de Acólito, tendo em conta a experiência que já é feita destes serviços nas comunidades, embora ainda não estejam instituídos.

Quanto ao Ministério do Catequista, declarado Ministério Instituído pelo Papa Francisco, o Conselho presbiteral é convidado a pronunciar-se sobre o perfil do candidato a Catequista instituído; as tarefas que lhe devem ser pedidas; e a formação que lhe deve ser proporcionada e pedida.

Outro dos assuntos em análise tem a ver com as unidades pastorais. No itinerário de reorganização pastoral da Diocese, pedido pela Assembleia Diocesana de 2017, a Diocese deu alguns passos nomeadamente: definição dos critérios para os arciprestados, serviços diocesanos e unidades pastorais; Implementação dos arciprestados e dos serviços diocesanos.

Neste processo continua por concretizar o ponto relacionado com as unidades pastorais.

O Conselho Presbiteral também é chamado a pronunciar-se sobre a renúncia quaresmal deste ano.

Sexta, 10 de Fevereiro de 2023