Reunião dos Professores de Educação Moral e Religiosa Católica

Encontro decorreu no Seminário da Guarda

No dia 13 de Outubro, realizou-se o 1º encontro de Professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), da diocese da Guarda, como forma de marcar o início lectivo de 2018/2019.

Na homilia da Missa, D. Manuel Felício disse que “o processo educativo implica dar a cada um o lugar que lhe pertence e ajudar cada um a descobrir-se a si próprio para pôr as suas capacidades ao serviço dos outros”. O Bispo da Guarda lembrou que “educar não é informar” e, por isso, o professor tem de “ajuda a criar ambiente para que as capacidades dos alunos se revelem, reforçando a partilha de informação, de boas práticas e até de dificuldades da sua missão. Por isso, a relação presencial com todos continua a ser muito importante, nos diferentes contextos”.

“Na escola, para a qual os professores são enviados, para cuidar a estrutura por onde passa o bem a oferecer aos alunos, torna-se importante marcar uma presença amiga e com espírito de serviço e de grande abertura aos outros”, acrescentou.

Os trabalhos contaram com a colaboração de dois elementos do Secretariado do Ensino Religioso Escolar da Diocese do Porto, António Madureira e Ricardo Cunha, que ajudaram a reflectir e dialogar sobre os novos desafios para a disciplina de EMRC, no que diz respeito à flexibilização curricular, à integração da disciplina nos projectos multidisciplinares, interdisciplinares, que se poderão desenvolver nas escolas, no âmbito da organização curricular dos 1º, 5º, 7º anos de escolaridade.

Outro assunto analisado foi a questão das Aprendizagens Essenciais, presentes nestes novos desafios, pois são referência na construção de conhecimentos, de capacidades e das atitudes, por parte dos alunos. Foram definidas tendo por base os documentos curriculares em vigor, nomeadamente o Programa da disciplina, as Metas Curriculares, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, e ainda os Referenciais de Educação.

A reunião serviu ainda para abordar a nova legislação que norteia o funcionamento da disciplina de EMRC, nos cursos profissionais, bem como possíveis estratégias pedagógicas a implementar no 10ºano, tendo sido, este ano lectivo, a fase de arranque, em algumas escolas Houve ainda tempo para informações acerca de algumas actividades a desenvolver, como por exemplo:

Ao longo do ano lectivo estão previstas as seguintes actividades, no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), da diocese da Guarda: Oficina de formação sobre “O Lugar da Sagrada Escritura na Didáctica de EMRC”; Campanha Solidária para o projecto dos Missionários de S. João Baptista; XXII Inter Escolas Diocesano que terá como tema “EMRC: (Des)prende-te para Cuidar da Casa Comum”, que se realizará no Fundão; 2º Encontro dos alunos do 9ºano, que terá lugar em Trancoso com o tema “A Escolha é minha!”; Olimpíadas do Conhecimento de EMRC.

Sábado, 20 de Outubro de 2018