
Com a Cruz, a caminho da Páscoa Enquanto cristãos definimo-nos pela capacidade de constantemente nos centrarmos na morte e Ressurreição de Jesus.
Para uma maior consciencialização desta verdade fundamental, a Igreja propõe-nos, em cada ano, um tempo especial: o tempo da Quaresma, um tempo de conversão que nos prepara para a Páscoa.
Após a dinâmica do Advento e Natal 2022, na qual se deu realce a Maria, a mãe de Jesus, como mulher do Sim a Deus e do Sim aos outros, a proposta para a Quaresma deste ano 2023, tendo em conta a proximidade da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, segue esta ideia fundamental: Com a Cruz, a caminho da Páscoa.
Para que seja visível por toda a comunidade que há um caminho a percorrer e que este se vai construindo ao longo do tempo, com o envolvimento de todos, propomos, em traços gerais, a decoração progressiva de uma cruz, com o formato da cruz do logo da JMJ, criada para o efeito e centro desta caminhada, que deve ficar presente nas igrejas onde habitualmente a comunidade celebra a fé.
A execução prática desta dinâmica baseada na Palavra de Deus proposta, em cada Domingo, deverá acontecer ao nível da comunidade, aquando das celebrações dominicais desde o I Domingo da Quaresma até ao Domingo de Páscoa.
Mas, de igual forma, pode acontecer com as famílias dos jovens, das crianças e adolescentes da catequese e outras - Igreja Doméstica. Para cada semana da Quaresma, é sugerida a escuta da Palavra e uma oração, resultante da convicção de que a escuta de Deus, que nos fala, alimenta o caminho de fé e constante conversão que iniciámos no dia do Batismo.
A dimensão da conversão não pode desligar-se do compromisso concreto. Pelo que são feitas propostas que constituem uma chamada à atenção para com o próximo!
Finalmente, como sugestão, propõe-se que a Cruz com o formato da cruz do logo da JMJ construída progressivamente possa marcar presença em cada casa e família aquando da visita pascal nas comunidades, onde esta atividade pastoral ainda subsistir.
Façamos desta Quaresma um tempo de (re) descoberta da Cruz para que a Páscoa de Jesus seja, efetivamente, a nossa Páscoa.
Boa Quaresma e Páscoa 2023