
Guarda - ExpoEcclesia
Exposição “A Palavra e a Imagem” reúne 80 peças de diversas tipologias artísticas
No âmbito do Ciclo “Semana Santa: Cultura e Fé”, a Diocese da Guarda, com o apoio da Câmara Municipal da Guarda, está a promover, até 30 de Novembro, a Exposição “Verbum et Imago – A Palavra e a Imagem”, no Espaço ExpoEcclesia, junto ao Museu da Guarda.
A exposição, que foi inaugurada no dia 31 de Janeiro, reúne 80 peças de diversas tipologias artísticas, como a pintura, a escultura, a ourivesaria e os têxteis, dos períodos medieval, moderno e contemporâneo.
O programa expositivo compreende 80 peças de diversas tipologias artísticas, como a pintura, a escultura, a ourivesaria e os têxteis, dos períodos medieval, moderno e contemporâneo. Os bens culturais religiosos seleccionados são provenientes das paróquias da Diocese da Guarda; estão enquadrados em dois núcleos: Quaresma e Tríduo Pascal.
O caminho inicia-se com a Quaresma, um momento propício para uma autêntica conversão do coração através da oração, do jejum e da esmola.
No segundo núcleo abordam-se as acções litúrgicas que celebram o mistério pascal da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, centro de todo o Ano Litúrgico. O itinerário tem três paragens. Na primeira paragem, dedica-se a atenção à santa Ceia, na segunda trata-se de recordar a Paixão e Morte redentora de Jesus Cristo e na última a Ressurreição do Senhor.
As peças presentes na exposição pertencem às paróquias de Açores, Ade, Alpedrinha, Alverca da Beira, Amoreira, Casal de Cinza, Castanheira (Trancoso), Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Freixeda do Torrão, Girabolhos, Gouveia, Guilheiro, Leomil, Malhada Sorda, Nabainhos, Nabais, Parada, Pinhanços, Rapa, Rendo, Rochoso, Sabugal, Santa Eulália, São Martinho, São Vicente da Beira, Vale das Éguas, Vilar Maior, Vinhó, Vale de Estrela, Paço Episcopal da Guarda, Santa Casa da Misericórdia de Sabugal e Santa Casa da Misericórdia de São Vicente da Beira.
A exposição “A Palavra e a Imagem” tem como temática central a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Os objectivos passam por caminhar da Quaresma, “tempo favorável”, de conversão, até à Pascoa da eterna salvação; destacar que a arte religiosa em exposição é realista, inteligível, e serve acima de tudo de ilustração dos textos sagrados; e ilustrar a passagem do crer ao viver, do ser ao fazer.
Esta exposição tem a concepção e coordenação geral de Joana Pereira e pode ser visitada à Segunda, Quinta, Sexta e Sábado das 10.00 às 18.00 horas e ao Domingo, entre as 15.00 e as 18.00 horas.