'Sínodo' Diocesano juntou cerca de cem jovens

Pastoral Juvenil, Universitária e Vocacional

Departamento quer caminhar com os jovens da diocese da Guarda

‘Sínodo’ junto cerca de cem jovens e serviu para apresentar a equipa que integra o Departamento da Pastoral Juvenil, Universitária e Vocacional

“Estamos dispostos a caminhar convosco e por vós” disse o padre Rafael Neves aos jovens presentes do ´Sínodo’ Diocesano dos Jovens que decorreu no Seminário da Guarda no último sábado, 20 de Outubro. O Coordenador Departamento da Pastoral Juvenil, Universitária e Vocacional explicou que “o dinamismo da pastoral Juvenil esteve um pouco adormecido na Diocese da Guarda” ao longo dos últimos tempos. Pediu a colaboração de todos e lembrou que o trabalho do Departamento precisa do “dinamismo juvenil nas paróquias.

Rafael Neves explicou que o Departamento da Pastoral Juvenil, Universitária e Vocacional da Diocese da Guarda nasceu de um pedido expresso da Assembleia Diocesana.

Na carta pastoral sobre a recepção da Assembleia Diocesana, o Bispo da Guarda pede “aos lugares e paróquias de maior visibilidade” um “especial esforço por constituírem serviços de acolhimento e acompanhamento dos jovens”. D. Manuel Felício acrescenta que é preciso criar “em cada arciprestado um serviço organizado de apoio aos jovens” sem esquecer que “os jovens hão-de ser os verdadeiros evangelizadores dos jovens”. Para a concretização destes objectivos, o Bispo da Guarda pede o apoio do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional que incluiu o sector de pastoral universitária.

O ‘Sínodo’ Diocesano dos Jovens juntou cerca de cem participantes provenientes dos arciprestados de Guarda, Fundão, Penamacor Belmonte/Manteigas, Covilhã, Trancoso, Seia, Gouveia e Celorico da Beira. “Hoje somos cerca de cem, mas se na próxima vez cada um de nós trouxer mais três, seremos muitos mais”, apontou o padre Luís Pardal, que também integra a equipa do Departamento.

A iniciativa serviu para o Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional se mostrar, publicamente, “pela primeira vez”. A equipa integra três sacerdotes (Rafael Neves, Luís Pardal e Paulo Figueiró), uma religiosa das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena presentes na cidade da Guarda (Irmã Alzira), uma irmã do Carmelo da Guarda (Ana), um casal jovem (David e a Sofia), dois jovens a frequentar o ensino superior (Rodrigo e o Xavier), uma jovem já a desempenhar a sua profissão (Rita) e um catequista que desempenha esta sua missão numa das paróquias da cidade da Guarda (Rui).

Durante o ‘Sínodo’ foram apresentados os temas “os jovens e a fé” (padre Filipe Diniz), “os jovens e a Igreja” (Tomás Virtuoso) e “os jovens e a missão” (padre Ângelo Martins).

A próxima actividade do Departamento da Pastoral Juvenil, Universitária e Vocacional da Diocese da Guarda será de 14 a 16 de Dezembro de 2018, com um “Retiro de Advento” para jovens, nas Penhas Douradas, Manteigas.

Do programa para o ano pastoral em curso fazem parte as seguintes iniciativas: Encontro Europeu de Jovens da Comunidade de Taizé em Madrid (28 de Dezembro de 2018 a 1 de Janeiro de 2019); Jornadas Mundiais da Juventude, Panamá (22 a 27 de Janeiro de 2019); Vigília de oração Diocesana das JMJ – em vários Lugares da Diocese (25 de Janeiro de 2019); Dia do Consagrado, na Guarda (2 de Fevereiro de 2019); Retiro de Quaresma para Jovens, Penhas Douradas (8 a 10 de Março de 2019); Dia Mundial da Juventude, em toda a Diocese (14 de Abril de 2019); Fátima Jovem e Festival Nacional da Canção Religiosa (4 e 5 de Maio de 2019);Dia Diocesano da Juventude e das Vocações em Penamacor (11 de Maio de 2019); Experiências vocacionais para jovens, em congregações, institutos religiosos, Seminários (Maio de 2019); Campo de Férias Jovem, em São Gião – Oliveira do Hospital (29 de Julho a 2 de Agosto de 2019).

Quinta, 25 de Outubro de 2018