Diocese da Guarda vai receber mais de 700 jovens peregrinos da JMJ

Diocese da Guarda vai receber mais de 700 jovens peregrinos da JMJ

Diocese da Guarda vai receber mais de 700 jovens peregrinos da JMJ

 

“Preparamo-nos para receber, durante a próxima semana, na Diocese da Guarda, sensivelmente mil jovens estrangeiros, que vão viver connosco os dias da JMJ nas Dioceses”, explica o Bispo da Guarda numa mensagem envida ao Jornal A GUARDA. D. Manuel Felício especifica que “que mais de setecentos inscreveram-se através serviços de acolhimento da Diocese e sensivelmente duzentos vêm até nós através dos serviços da Companhia de Jesus (Jesuítas)”.

O prelado dá conta de que “de quarta-feira até domingo (26 a 30 de Julho), estarão espalhados pelos sete arciprestados da nossa Diocese”. Na quarta-feira, dia 26, serão acolhidos na cidade e na Catedral da Guarda, com Celebração da Eucaristia presidida pelo Bispo Diocesano. No domingo seguinte, dia 30 de Julho, juntar-se-ão na Torre da Serra da Estrela, para o evento chamado “Festa das Nações.

No dia 31, os jovens peregrinos rumarão até Lisboa, onde, de 1 a 6 de Agosto, vão viver a grande festa da Jornada Mundial da Juventude presidida pelo Papa Francisco, que estará em Portugal, durante 5 dias.

“O importante é que os diferentes encontros e as variadas iniciativas programadas possam contribuir para que todos façam a experiência feliz do encontro com Deus na Pessoa de Jesus, fortalecendo, assim, as razões que dão verdadeiro sentido à vida”, considera D. Manuel Felício.

Numa altura em que cada um dos sete arciprestados já tem o seu programa definido e divulgado, o Bispo da Guarda regista “como muito positivo o facto de todos estes jovens serem recebidos por famílias de acolhimento, em suas casas”.

“Vamos viver esta grande graça de recebermos dos jovens que nos visitam o seu testemunho de vida e de Fé, na diversidade das suas culturas e tradições e também a oportunidade de lhes testemunharmos a mesma Fé, certamente com as experiências e expressões que mais nos são próprias”, refere D. Manuel Felício.

E acrescenta: “Queremos acolher bem para nos enriquecermos com a novidade que eles nos trazem e termos ocasião de lhes transmitirmos também o que temos de melhor nas nossas tradições e na nossa cultura”.

O acolhimento dos peregrinos, na Diocese da Guarda, está a ser preparado em colaboração com as autarquias e paróquias e com o envolvimento de largas dezenas de famílias e voluntários.

Terça, 25 de Julho de 2023