Semana dos Seminários

Semana dos Seminários

A Semana de Oração pelos Seminários que começou este domingo, dia 5 e termina no dia 12 de Novembro, tem como tema “Não tenhas medo. Serás pescador de homens”, (Lc 5,10b).

“«Não tenhas medo. Serás pescador de Homens» é um apelo que nos leva a pensar em nós e nos nossos medos e uma certeza que nos leva a pensar na aposta de quem chama e na missão que nos confia. Trata-se de um convite de Alguém que nos conhece e que aposta em nós, a cada um em particular”, escreve o presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, D. Vitorino Soares.

A Semana de Oração pelos Seminários tem diversos subsídios para a vivência e celebração desta semana, como catequeses e encontros de reflexão, vigília de oração, admonições e preces para as Eucaristias.

Os materiais para a Semana de Oração pelos Seminários 2023 foram elaborados pelos formadores dos Seminários do Patriarcado de Lisboa.

Damos a conhecer o Francisco e o Ricardo, dois seminaristas da Diocese da Guarda que frequentam o Seminário Interdiocesano de São José, em Braga.

 

 

RICARDO BERNARDES

 

Sou o Ricardo Bernardes, seminarista do 5° ano da Diocese da Guarda. Vivo no Seminário Interdiocesano de São José, em Braga. Tenho 30 anos, nasci em Minas Gerais - Brasil. A minha terra adotiva em Portugal é a Vila de Manteigas, no coração da Serra da Estrela.

Cheguei em 2019, por intermédio do Sr. Bispo Dom Diamantino Prata de Carvalho, filho de Manteigas e que foi Bispo da Diocese da Campanha, minha diocese de origem, em Minas Gerais. Gosto de ler, ouvir música e caminhar. No percurso académico, neste momento, estou a trabalhar na redação da tese final, que terá como tema dentro da área da Cristologia, o tópico da Encarnação.

Neste caminho tão desafiante e ao mesmo tempo tão encantador, que é o chamamento de Jesus, renovo a cada dia o desejo e a boa disposição em estar a serviço da Igreja e da missão!

 

FRANCISCO COIMBRA

Chamo-me Francisco Coimbra, tenho vinte anos (dentro em breve, vinte e um), sou natural da Paróquia de S. José – Covilhã e, presentemente, aluno do quarto ano de Teologia. Tive a graça de nascer e crescer no seio de uma família profundamente cristã e dos meus pais e avós recebi o primeiro, e mais decisivo testemunho de amor a Deus e de dedicação à Igreja. Educado, desde a mais tenra idade, segundo os valores do Evangelho e moldado pela vivência comunitária da fé, a questão da vocação foi surgindo, naturalmente. À medida que fui crescendo, partindo de sinais muito concretos, percebi que, de facto, o Senhor me chamava, que também Ele me dizia: “Não tenhas medo. Serás pescador de Homens.” (cf. Lc 5, 10b). Procurando então, responder generosamente ao Senhor que nos chama pelo nome, ao terminar o ensino secundário ingressei no Seminário Maior. Aqui, por entre os livros e os trabalhos académicos, as ocupações pastorais e os afazeres quotidianos – havendo, ainda, espaço para a música – e, sobretudo, na relação íntima com o Senhor, procuro aprender d’Ele, nosso único Mestre, a humildade e a mansidão de coração, a fim de nada mais querer ou desejar do que aquilo que Deus quer...

Sexta, 10 de Novembro de 2023