Cardeal Saraiva Martins recebeu Medalha de Honra da Cidade

Cardeal Saraiva Martins recebeu Medalha de Honra da Cidade

Cardeal Saraiva Martins recebeu Medalha de Honra da Cidade da Guarda

Homenagem ao Cardeal Saraiva Martins, natural de Gagos, Guarda, com a Medalha de Honra do Município da Guarda.

O Presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, entregou a Medalha de Honra da cidade da Guarda ao Cardeal Saraiva Martins o que lhe confere “o título de cidadão honorário da Guarda”.


A entrega da Medalha decorreu na Embaixada de Portugal na Santa Sé, no dia 14 de Novembro.


D. José Saraiva Martins é natural de Gagos do Jarmelo (Guarda), onde nasceu em 6 de Janeiro de 1932. Desde os 17 anos de idade que reside em Roma, onde fez doutoramentos em Teologia, na Universidade de São Tomás, e de Filosofia, na Universidade Pontifícia Urbaniana, e foi ordenado padre a 16 de Março de 1957, como membro da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos).
De 1977 a 1983, D. José Saraiva Martins foi reitor da Universidade Urbaniana, cargo que voltaria a desempenhar entre 1986 e 1988.
O cardeal português resignou a 9 de Julho de 2008, e, no ano seguinte, o agora Papa emérito Bento XVI nomeou-o cardeal-bispo da Igreja Católica, com o título de cardeal-bispo de Palestrina, a 24 de Fevereiro de 2009.


A comitiva, chefiada pelo presidente da Câmara Municipal, integrou também o vereador Eduardo Brito e elementos das Juntas de Freguesia de Maçainhas e de São Pedro do Jarmelo.

Sexta, 16 de Novembro de 2018