Cardeal Saraiva Martins recebeu Medalha de Honra da Cidade da Guarda
Homenagem ao Cardeal Saraiva Martins, natural de Gagos, Guarda, com a Medalha de Honra do Município da Guarda.
O Presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, entregou a Medalha de Honra da cidade da Guarda ao Cardeal Saraiva Martins o que lhe confere “o título de cidadão honorário da Guarda”.
A entrega da Medalha decorreu na Embaixada de Portugal na Santa Sé, no dia 14 de Novembro.
D. José Saraiva Martins é natural de Gagos do Jarmelo (Guarda), onde nasceu em 6 de Janeiro de 1932. Desde os 17 anos de idade que reside em Roma, onde fez doutoramentos em Teologia, na Universidade de São Tomás, e de Filosofia, na Universidade Pontifícia Urbaniana, e foi ordenado padre a 16 de Março de 1957, como membro da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos).
De 1977 a 1983, D. José Saraiva Martins foi reitor da Universidade Urbaniana, cargo que voltaria a desempenhar entre 1986 e 1988.
O cardeal português resignou a 9 de Julho de 2008, e, no ano seguinte, o agora Papa emérito Bento XVI nomeou-o cardeal-bispo da Igreja Católica, com o título de cardeal-bispo de Palestrina, a 24 de Fevereiro de 2009.
A comitiva, chefiada pelo presidente da Câmara Municipal, integrou também o vereador Eduardo Brito e elementos das Juntas de Freguesia de Maçainhas e de São Pedro do Jarmelo.