Sabugal tem o Maior Presépio Natural

Sabugal tem o Maior Presépio Natural

 

Sabugal transforma Largo da Fonte no Maior Presépio Natural

 

O centro do Sabugal está transformado no Maior Presépio Natural que ocupa uma área com 1.100 m². Na recriação são usados elementos recolhidos na natureza, como troncos de castanheiros, heras e musgos, que servem de base à construção efectuada a uma escala onde os visitantes têm a percepção de fazer parte do Presépio, como sendo elementos ou personagens do mesmo. A inauguração está marcada para esta tarde, 7 de Dezembro, no Largo da Fonte.

 

A Câmara Municipal do Sabugal inaugura, esta sexta-feira, dia 7 de Dezembro, o Presépio de Belém, no Largo da Fonte, no centro da cidade, que ocupa cerca de 1.100 m². A recriação utiliza elementos recolhidos na natureza, como troncos de castanheiros (mais de 500 toneladas), heras e musgos, bem como outros materiais existentes na região.

A inauguração do Maior Presépio Natural está marcada para as 17.00 horas, com um concerto pela ‘Ópera Intermezzo’, espectáculo de patinagem no gelo, entre outras surpresas. A iluminação natalícia da cidade também será ligada esta sexta-feira.

No âmbito da programação de Natal, o dia também fica marcado pela inauguração da exposição de presépios no Museu do Sabugal, pelas 16.00 horas, e da mostra de trabalhos realizados por alunos das Escolas do concelho e IPSS's aderentes, intitulada ‘Natal Fantástico, Reutilize o Plástico’, no Largo da Fonte.

 

O Mercadinho de Natal, uma montra para exposição e venda de produtos e de artesanato local, também abre as portas esta sexta-feira, passeios de charrete pelo Sabugal, com passagem em vários locais de interesse, pinturas faciais e modelagem de balões, magia com ‘Zé Mágico’, sessões da ‘Hora do Conto” e passeios de burro, são outras das actividades previstas.

 

O programa de animação natalício contará, ainda, com outras iniciativas para miúdos e graúdos, nomeadamente as actuações do Conservatório de Música da Guarda e da Sociedade Filarmónica Bendadense, no dia 8 de Dezembro, do Grupo de Percussão de Valhelhas, no dia 9 de Dezembro, e do Grupo de Bombos Trocadalho do Carilho, de Gonçalo, no dia 15 de Dezembro. A actuação do Rancho de Sortelha (Associação Etnográfica de Sortelha), o Sarau Cultural (hip-hop), no Auditório Municipal, e a apresentação da peça ‘Uma Noite de Natal’, pelo Grupo de Teatro da Bendada ‘Carrap’Arte’, estão marcados para o dia 16 de Dezembro. No dia 21 haverá demonstração de hip-hop e no dia 22 será a vez do Rancho do Sabugal (Grupo Etnográfico do Sabugal) actuar, seguido do DJ Sousa. A Sociedade Filarmónica Bendadense estará de volta no dia 23 de Dezembro, ao Largo da Fonte, onde terá também lugar um showcooking de Natal.

 

A fogueira de Natal é acesa no dia 24 e, no dia 25, haverá ‘anjos’ em andas e animação com a Banda às Riscas.

O Grupo Coral de Maçainhas e a peça ‘Só Quero um…’, apresentada pelo Grupo de Teatro Anel de Pedra, irão estar em destaque no dia 29 de Dezembro e o Grupo de Percussão de Valhelhas no dia 30.

 

Para viver a tradição das Janeiras, a Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte, com o Polo do Ensino Articulado do Sabugal, brindará os presentes com um Concerto de Reis, no dia 5 de Janeiro, no Auditório Municipal, e os Cavaquinhos da Bendada, no dia 6, no Largo da Fonte.

 

O Maior Presépio Natural e Exposição ‘Natal Fantástico, Reutilize o Plástico’ poderão ser visitados de 7 de Dezembro a 6 de Janeiro, todos os dias, das 8.30 às 23.00 horas.

Sexta, 7 de Dezembro de 2018