Pintura de S. Francisco descoberta na Igreja de Videmonte

Durante as obras de restauro dos altares da Igreja Paroquial

Pintura de S. Francisco descoberta na Igreja de Videmonte

Uma pintura mural, de grandes dimensões, foi descoberta na Igreja Paroquial de Videmonte, concelho da Guarda, durante as obras de restauro dos retábulos. A pintura é composta pela “imagem de S. Francisco de Assis com um anjo a oferecer-lhe os estigmas e um outro anjo a apontar para as almas”, disse ao Jornal A GUARDA, o pároco de Videmonte. António Nabais explicou que “a pintura ocupa todo o espaço de um dos altares laterais e ficou visível quando o retábulo do altar do Coração de Jesus foi retirado do lugar, para ser restaurado”.

Ao que o Jornal A GUARDA pode apurar “trata-se de uma pintura a seco (óleo ou têmpera) sobre um suporte argiloso muito frágil cujo estado de conservação é preocupante, possivelmente de finais do século XVII”. Do ponto de vista iconográfico a pintura apresenta, na zona inferior, uma representação de S. Miguel com as almas e, na parte superior, um S. Francisco com os estigmas afrontado por um grande anjo”.

(Notícia completa, na edição em papel desta quinta-feira, 27 de Dezembro, do Jornal A GUARDA)

Quarta, 26 de Dezembro de 2018