Escuteiros adultos criaram Região da Guarda

Escuteiros adultos criaram Região da Guarda

Fraternidade de Nuno Álvares

Escuteiros adultos criaram Região da Guarda

 

Os Presidentes de Núcleos e os Órgãos Directivos da Região da Guarda, da Fraternidade de Nuno Álvares (FNA) -Escuteiros Adultos, foram recebidos, na última semana, pelo Bispo da Guarda.

 

O encontro, com D. Manuel Felício, serviu para a apresentação de cumprimentos, bem como dos planos de actividades nacional e regional, para o ano corrente. O Prelado foi ainda informado do convite formulado pela Direcção Nacional da FNA, para a organização do Acampamento Nacional (ACANAC), a realizar na Região da Guarda em 2021.

 

Outras actividades de carácter nacional, no âmbito do Radioescutismo (Tortosendo), do Departamento de Ambiente (Guarda) e de Formação, serão também realizadas na região da Guarda, ao longo deste ano. O Acampamento Regional está marcado para o Fundão.

 

A FNA, Associação constituída por antigos elementos do Corpo Nacional de Escutas, presente em Portugal desde 1955, existe na Região da Guarda desde 1979, com um Núcleo, o da Covilhã, que cumpre, em seis de Novembro, quarenta anos. Tem também os Núcleos do Teixoso, Fundão, Guarda e Tortosendo. A existência destes núcleos permitiu, de acordo com os estatutos e regulamentos, criar a Região da Guarda em 27 de Janeiro de 2018.

A Região, que conta com cento e sete elementos no activo, elegeu para o triénio 2018-2021, os seus Órgãos Directivos. A Direcção Regional e composta pelos seguintes elementos: Pedro António Vicente Coelho (Presidente), Alexandre Paulo da Conceição Madeira (Vice-Presidente), Maria Isabel da Silva Soares Reis (Secretária), Ana Rita Gonçalves Martins (Secretária), Edgar Manuel Proença (Secretário); Conselho Fiscal e Jurisdicional: Paulo Manuel Paulino Serra (Presidente), Eduardo Manuel Simões Alves (Vice-Presidente), Maria de Fátima Mendes Gonçalves (Secretária); Mesa do Conselho Regional: Olívio Duarte Fazenda (Presidente), João Carlos Oliveira Camurça (Vice-Presidente), João Manuel Castelo Branco da Silva (Secretário). 

 

Por “Carta de Nomeação” o Bispo da Guarda indicou o Cónego Manuel Alberto Pereira de Matos como Assistente Regional Fraternidade de Nuno Álvares.

Sexta, 8 de Fevereiro de 2019