Jornadas de Formação do Clero sobre reorganização da Diocese

Nos dias 14 e 15 de Fevereiro

Proposta de reorganização pastoral da Diocese apresentada nas Jornadas de Formação do Clero

As Jornadas de Formação do Clero da Diocese da Guarda vão decorrer a 14 e 15 de Fevereiro, no Seminário da Guarda. Em ambos dos dias, os trabalhos iniciam-se às 10.00 horas e terminam às 16.00 horas.

Durante as Jornadas vai ser apresentada a proposta de reorganização pastoral da Diocese “pedida pela Assembleia Diocesana” e reflectidos os pressupostos e os critérios teológicos e pastorais que lhe estão subjacentes e que “hão-de inspirar o nosso esforço para a sua implementação”. D. Manuel Felício explica que “está em causa motivar cada vez mais a nossa Diocese e suas comunidades para a responsabilidade da missão”, neste ano que a Conferência Episcopal Portuguesa declarou Ano Missionário em preparação do especial Outubro Missionário/2019.

Para além do trabalho desenvolvido pela comissão de reorganização pastoral da Diocese nomeada pelo Bispo Diocesano para esse efeito, a pedida da própria Assembleia Diocesana, as jornadas contam com a presença do padre Tiago Freitas, do Presbitério de Braga, que defendeu recentemente tese de doutoramento sobre as unidades pastorais ou colégio de paróquias. A sua tese está publicada pela “Paulus” com o título “Colégio de paróquias. A paróquia em tempos de mobilidade”.

O Bispo da Guarda coloca “muita esperança na realização destas jornadas de formação do clero” e pede a todo o Povo de Deus que acompanhe a iniciativa “sobretudo na oração”.

Sexta, 8 de Fevereiro de 2019