Reunião do Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar

Reunião do Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar
Diocese alt No dia 14 de Julho, decorreu em Pinhel a reunião final dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Diocese da Guarda.

O encontro, que contou com a presença do Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, serviu para fazer o balanço das actividades, para reflectir sobre os novos desafios que se colocam à disciplina e projectar o próximo ano letivo.

O balanço das iniciativas conjuntas foi muito positivo, merecendo particular destaque os Encontros com os alunos, quer a nível diocesano, o XXI Interescolas e o 1º Encontro dos alunos do 9ºano, quer a nível nacional, com a participação de 145 alunos no Encontro do Secundário, em Tomar. O Plano de Acção para o próximo ano terá como lema “EMRC: (Des)prende-te para a Missão!”. Está prevista a realização do IIº Encontro Diocesano de Alunos de EMRC do 9.ºano, em Trancoso, o XXIII Encontro Interescolas diocesano, no Fundão e a implementação de uma Campanha Diocesana de Solidariedade a reverter para uma obra missionária, nomeadamente para o projeto de Nampula-Moçambique, da responsabilidade dos Missionários de S. João Batista, com o Seminário em Gouveia.

“EMRC: (Des)prende-te para a Missão!”

No âmbito dos Cursos Profissionais haverá as Olimpíadas do Conhecimento de EMRC, que se realizarão, na semana da disciplina. O Padre Jorge Castela, como pároco de Pinhel e Coordenador da Pastoral diocesana, lançou ainda alguns desafios a todos os presentes, no sentido de que a missão do professor de EMRC tem que contribuir para o anúncio da Boa Nova, para a construção de a Igreja-Comunhão e de um trabalho em rede com as comunidades paroquiais.

Há ainda a destacar a presença do Professor Baltasar, que na sequência da implementação da disciplina nos Cursos Profissionais, sensibilizou todos os presentes, de acordo com a sua experiência, para os novos desafios, destacando algumas sugestões a desenvolver neste novo contexto. D. Manuel Felício felicitou todos os docentes pelo espírito de missão e pela dedicação à disciplina, deixando a todos uma palavra final de encorajamento e de amizade.

O Encontro terminou com a leitura e convite à reflexão de um texto do Papa Francisco, dedicado aos educadores cristãos e com entrega de um pequeno objeto simbólico (clave de sol), desafiando os docentes a serem representantes da melodia da vida, do amor e da partilha.

Terça, 31 de Julho de 2018