120 anos de homens e letras – Jornal A GUARDA

Numa organização do Secretariado Diocesano da Cultura e Comunicação a Biblioteca Municipal da Guarda recebeu durante a tarde do dia de hoje uma mesa redonda, moderada por Hélder Sequeira, subordinada ao tema “120 anos de homens e letras – A GUARDA – e os seus construtores”.

Após a palavra de boas vindas do Bispo Diocesano tomou a palavra a Coordenadora do Secretariado Diocesanos de Cultura e Comunicação, Dulce Helena Borges que introduziu a temática desta mesa redonda, no contexto da celebração dos 120 anos do Jornal A GUARDA que neste dia, 15 de maio, se comemora.

Seguiram-se interessantíssimas comunicações de Fernando Sousa sobre a Imprensa Religiosa em Portugal, de Anabela Matias sobres Sanches de Carvalho, um humanista para o nosso tempo, de Henrique Santos sobre a Revista Horizonte e finalmente de Liliana Carona sobre o papel das mulheres num jornal centenário – o caso do Jornal A GUARDA.

Foram lançadas, por todos os intervenientes, diversas interpelações sobre possibilidades de estudos a serem realizados e caminhos novos a serem percorridos que honrem a história e façam avançar esta publicação da Diocese da Guarda.