O logotipo diocesano apresenta uma estilização da porta principal da Sé Catedral da Guarda.

Herdeira de uma longa tradição, a Diocese da Guarda deseja acolher e acompanhar, procurando para isso abrir as portas de todos os corações a Jesus.

Foi também estilizada, a cruz mandada lavrar por D. Sancho I, fundador da cidade Egitaniense, no início da nacionalidade.

Na cruz que, com sete marcas em especial destaque, deseja simbolizar-se os sete arciprestados.

Esta cruz poderá servir de base à realização de outros logotipos de instituições ou grupos diocesanos procurando assim manter também na identidade visual uma profunda ligação diocesana.

Condições de Utilização

A utilização do logótipo da Diocese da Guarda, em qualquer material ou suporte de comunicação, pressupõe a leitura e o respetivo cumprimento das normas gráficas que se seguem abaixo.

De forma a orientar a sua correta utilização, disponibilizamos um kit com o logótipo.

Para questões ou dúvidas relacionadas com a utilização do logótipo da Diocese da Guarda, contacte: comunicacao@diocesedaguarda.pt

Normas Gráficas

Logótipo

Símbolo

Missão

A Diocese da Guarda é um organismo secular da Igreja Católica Portuguesa que tem como finalidade promover e fazer valer, de acordo com o nº 6 do Catecismo da Igreja Católica, a missão da geral Igreja –  visa a ação pastoral permanente do primeiro anúncio do Evangelho ou pregação missionária, para suscitar a fé; a busca das razões para acreditar; a experiência da vida cristã; a celebração dos sacramentos; a integração na comunidade eclesial e o testemunho apostólico e missionário.

Visão

No total respeito por todos e de acordo com o nº 2519 do mesmo Catecismo da Igreja Católica a Diocese da Guarda procura implantar no mundo a mesma visão de Deus assim como Jesus Cristo nos deixou e ensinou. Procura estudar e apresentar a Palavra de Deus e receber o outro como próximo. Entende toda a existência humana como templo do Espírito Santo e uma manifestação da beleza divina.

Valores

O mesmo Catecismo da Igreja Católica no nº 2236 motiva a Igreja presente na Diocese da Guarda a promover o interesse comunitário sobre os interesses pessoais. Procurar de forma determinada exercer a autoridade mediante uma justa hierarquia de valores, a fim de facilitar o exercício da liberdade e da responsabilidade de todos. Buscar sempre a justiça distributiva com sabedoria, levando em conta as necessidades e a contribuição de cada um, tendo em vista a concórdia e a paz.