Skip to content Skip to footer

17 de Julho: A Diocese da Guarda celebra os Beatos Mártires da Fé

Neste dia 17 de Julho, a nossa Diocese da Guarda recorda com particular emoção três filhos da nossa terra que, pela sua fidelidade a Cristo e à missão evangelizadora da Igreja, deram a vida pelo Evangelho.

Entre os 40 mártires jesuítas que seguiam em missão para o Brasil, sob a liderança do Beato Inácio de Azevedo, destacam-se três beatos da nossa Diocese:

  • O Beato Francisco Álvares, natural da Covilhã, da antiga freguesia de Santa Marinha, atualmente integrada na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Era cardador, um ofício ligado à tradição operária da cidade-fábrica, e foi precisamente no caminho para a fábrica que sentiu o chamamento de Deus, ingressando na Companhia de Jesus como Irmão Auxiliar. Na extinta Capela de Santa Marinha, existia uma imagem do Beato Francisco Álvares, que atualmente se encontra na Igreja Paroquial, no altar lateral (na fotografia que acompanha esta notícia).
  • O Beato António Soares, natural de Trancoso, jovem estudante de Teologia.
  • O Beato Manuel Fernandes, de Celorico da Beira, que se preparava para ser ordenado sacerdote.

Estes missionários partiram da Europa em 1570 rumo ao Brasil, em três naus que transportavam também crianças e famílias para o povoamento da nova terra. No entanto, ao largo das Ilhas Canárias, as embarcações foram atacadas por corsários calvinistas inimigos da Fé. Recusando renegar Cristo, todos os missionários foram barbaramente martirizados no dia 15 de Julho de 1570.

A sua memória litúrgica é celebrada a 17 de Julho, conforme o Missal Romano, sob a designação do Beato Inácio de Azevedo e seus companheiros mártires. Foram solenemente beatificados pelo Papa Pio IX, a 11 de Maio de 1854.

A Diocese da Guarda une-se hoje em oração, agradecendo a Deus o testemunho destes irmãos que, com coragem e generosidade, deram a vida pela causa do Evangelho, testemunhando o amor a Cristo até ao fim.

 

foto: Facebook Paróquia de Nossa Sra da Conceição – Covilhã