Ainda o retiro dos sacerdotes

Importante para as comunidades

A Diocese e o conjunto das suas comunidades serão, em grande medida, o que forem os seus Padres.

Por isso, a nós Padres pede-se-nos  que sejamos cada vez mais padres segundo o Coração de Cristo. E que este esforço o consigamos concertar prioritariamente em Presbitério, pois o cuidado pastoral inerente ao Sacramento da Ordem não é para cada um o viver por sua conta e risco, mas em comunhão com o seu Presbitério.

Na semana passada, vivemos o retiro programado pela Diocese para os seus padres. Fomos um grupo de 18 participantes que, de segunda-feira, ao jantar até sexta-feira, ao almoço, procurámos viver em ambiente o mais possível propício para o Senhor nos falar ao coração.

Fomos ajudados pelo Reitor do nosso Seminário Maior Interdiocesano,  que nos orientou o olhar para a nossa espiritualidade sacerdotal, dentro da preocupação pela formação contínua, que começa no Seminário, com a formação inicial, mas depois tem de continuar, com iniciativas e apoios variados, ao longo de toda a nossa v ida de Padres.

Assuntos como a Fraternidade Sacramental, que tem de caraterizar a vida dos sacerdotes, a caridade pastoral  ou também a incardinação num Presbitério concreto e suas implicações foram dos vários relevados nas reflexões feitas. O modelo e a intercessão de Maria Santíssima estiveram continuamente presentes. Fomos sentindo neste retiro que  o serviço às comunidades que nos é pedido não pode dissociar-se da relação cada vez mais aprofundada com a fonte e o modelo de todo o serviço sacerdotal, que é Jesus.

E esta é também oportunidade para continuarmos a lembrar às comunidades que a oração pela santificação dos sacerdotes tem de ser a prioridade primeira de todas elas; as quais irão sentido como grande mais valia para a ação pastoral dos seus servidores o tempo que estes gastam na oração e na contemplação do Mestre e Único Bom Pastor, que é Jesus.

O Convento Rainha do Mundo, em Gouveia, onde decorreu o retiro, assim como esmerado acolhimento que  a comunidade das Irmãs Missionárias de S . João Baptista e Maria Rainha nos fizeram foram preciosa ajuda para o bom andamento deste retiro. Estamos-lhes gratos.

8.7.2024