Apresentação do itinerário catequético

No passado dia 28 de setembro o Departamento da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese da Guarda promoveu um encontro entre os vários agentes catequéticos com o objetivo de refletir o novo Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias.

A apresentação ficou a cargo de D. António Moiteiro que apontou pontos chave a valorizar e colocar em prática na aplicação deste novo modelo catequético.

Este novo Itinerário procura estabelecer um novo paradigma de catequese com base no catecumenado que é o caminho de preparação para a receção dos sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia para os adultos desde os primeiros séculos da Igreja. Assim, este novo itinerário está dividido em quatro tempos: O Despertar da fé; Iniciação à vida Cristã; Aprofundamento Mistagógico, e Discipulado missionário.

O balanço deste encontro foi muito positivo dado que ele suscitou um conjunto de perguntas e respostas, algumas delas respondidas no evento e outras que futuramente serão trabalhadas pelo Departamento.

Texto e imagens: Dep. da Catequese da Infância e adolescência da Diocese da Guarda