O Bispo da Guarda, D. José Pereira, apresentou recentemente os novos Estatutos do Conselho Presbiteral Diocesano e do Conselho Pastoral Diocesano.
Estes documentos, agora atualizados, mantêm o essencial da estrutura e missão destes dois importantes órgãos de comunhão e corresponsabilidade eclesial, mas introduzem alguns ajustamentos destinados a reforçar a representatividade e a participação de todos os que integram a vida e missão da Diocese.
Os novos Estatutos clarificam competências, modos de eleição e funcionamento, procurando favorecer uma maior corresponsabilidade entre o Bispo, o presbitério, os consagrados e os leigos, em sintonia com o espírito do Concílio Vaticano II e as orientações da Igreja em Portugal.
O Conselho Presbiteral Diocesano, expressão da comunhão do presbitério com o seu Bispo, continua a ser um órgão consultivo ao serviço da unidade e da missão pastoral.
O Conselho Pastoral Diocesano, que representa todo o Povo de Deus, assume-se como espaço privilegiado de escuta, diálogo e discernimento pastoral, promovendo a participação efetiva dos diversos sectores, movimentos e zonas pastorais.
Com esta atualização, D. José Pereira pretende aprofundar a vivência da sinodalidade e dinamizar uma pastoral mais participada, corresponsável e missionária na Diocese da Guarda.
…
Faça o download dos documentos:
Conselho presbíteral – Estatutos – Clique aqui
Conselho Pastoral Diocesano – Estatutos. – Clique aqui