Skip to content Skip to footer

Bispo da Guarda inaugurou obras no Centro Paroquial de Seia

No passado sábado, 16 de agosto, o Bispo da Guarda, D. José Miguel Barata Pereira, presidiu à cerimónia de bênção e inauguração das obras realizadas no Centro Paroquial de Seia.

A celebração contou com a presença do pároco de Seia e recentemente nomeado Vigário Geral da Diocese, Pe. Joaquim Pinheiro, do presidente da Câmara Municipal de Seia, Dr. Luciano Ribeiro, e do coordenador distrital da Segurança Social, Dr. António Carlos, entre outras entidades civis e religiosas.

Na sua intervenção, D. José Miguel Barata Pereira sublinhou a importância pastoral e social desta obra, recordando que a missão da Igreja é também essencialmente “servir os mais frágeis, criando condições dignas para crianças e idosos que nos são confiados”. Também o presidente da autarquia destacou o valor da colaboração entre a comunidade e a Igreja, realçando o contributo que o Centro Paroquial presta ao desenvolvimento social do concelho.

A intervenção, avaliada em 2,1 milhões de euros, foi financiada em 1,2 milhões pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Com capacidade para 201 crianças, a nova Creche e Pré-Escolar aposta em inovação educativa e ambiental. Destacam-se um parque infantil inspirado nas “cozinhas de lama” e “parques de floresta”, a implementação de um projeto piloto de semana de trabalho de quatro dias, bem como a certificação de um sistema de gestão de qualidade que abrange, em simultâneo, crianças e idosos.

O Centro Paroquial de Seia tem igualmente aprovado um projeto para uma Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), com capacidade para 70 utentes (60 em regime de residência e 10 em apartamentos). A obra encontra-se em fase de abertura de concurso público. 

Com mais de sete décadas e meia de história, o Centro Paroquial de Seia continua a ser uma referência na resposta social e educativa do concelho. A inauguração destas novas infraestruturas marca um novo capítulo, que une o legado das gerações passadas ao compromisso de construir um futuro assente em valores cristãos, modernidade e humanização.

📸 Fotos: Eng.ª Paula Teixeira