Em entrevista ao jornal A Guarda, D. José Miguel, bispo eleito da nossa Diocese dá-se a conhecer um pouco mais:
1. Perfil Pessoal e Familiar
D. José Pereira apresenta-se como uma pessoa simples e próxima, destacando o impacto da sua família e da vivência comunitária no seu percurso. Salienta o desejo de ser um “pai de família” para a Diocese da Guarda, potenciando o seu legado e história.
2. Compromisso com a Comunidade
Pretende centrar o seu trabalho na proximidade com as pessoas, promovendo a inclusão, a justiça, e o amor. Refere que o seu objetivo é valorizar o que já foi construído, acrescentando “coisas novas e coisas antigas” à Diocese.
3. Desafios e Visão Pastoral
Enfatiza a necessidade de superar a polarização e promover a unidade, tanto a nível global como local. Propõe um trabalho baseado no diálogo, na reconciliação e na esperança, apontando para a paz e harmonia como objetivos fundamentais.
4. Escolha da Catedral da Guarda para a Ordenação
Destaca a importância simbólica de ser ordenado na Catedral, a Igreja-mãe da Diocese. Vê a ordenação como um ato de serviço à comunidade e um compromisso com todas as paróquias confiadas ao seu pastoreio.
5. Lema Episcopal e Caminho Sinodal
Embora o lema episcopal ainda esteja em construção, adianta que será orientado pela colaboração, inclusão e pela vivência comunitária em sintonia com o Espírito do Sínodo dos Bispos, reforçando o desejo de caminhar “com todos e para todos”.
…
Leia a entrevista completa na edição desta semana deste jornal. Na sua caixa do correio ou num quiosque perto de si…
Assine e divulgue o Jornal A Guarda. Mais info: 271222105