Skip to content Skip to footer

Bispo Emérito da Guarda participa no Jubileu da Diocese de Sumbe, em Angola

O Bispo Emérito da Diocese da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício, esteve presente nas celebrações do Jubileu da Diocese de Sumbe, em Angola, que decorreram entre os dias 8 e 10 de agosto, e que culminaram com a ordenação de meia centena de novos sacerdotes.

As comemorações, realizadas no Pavilhão Multiuso do Sporting, integraram momentos de oração, partilha e confraternização, contando com a animação da Paróquia de Cristo Rei do Universo. Jovens e fiéis de toda a Diocese de Sumbe participaram ativamente nas iniciativas, que se iniciavam logo ao amanhecer, com ginástica rítmica e oração comunitária.

Entre os pontos altos esteve o Simpósio Jubilar, subordinado ao tema “Diocese do Sumbe, 50 anos construindo comunidades”, que reuniu cerca de 270 participantes, entre bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos. D. Manuel da Rocha Felício integrou o grupo de 21 bispos e arcebispos presentes, partilhando experiências e reflexões sobre a missão evangelizadora da Igreja.

A sessão de abertura do simpósio foi presidida por D. Firmino David, Bispo de Sumbe, e contou com a presença de várias personalidades eclesiais de Angola e de Portugal, incluindo D. José Ornelas Carvalho, Bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e D. José Manuel Cordeiro, Arcebispo de Braga.

O Jubileu encerrou no domingo, 10 de agosto, com uma grande celebração eucarística, marcada pela ordenação de dezenas de novos sacerdotes, num clima de alegria, gratidão e renovada esperança para a Igreja em Angola.