Os Bispos Portugueses vão estar, nos dias 20 a 24 deste mês de maio, portanto já na próxima semana, em visita “ad Limina Apostolorum”, isto é, em Roma, para encontros com o Santo Padre e com os Dicastérios da Cúria Romana que o ajudam no governo da Igreja.
Faz parte da tradição da Igreja que, com alguma regularidade, geralmente de 5 em 5 anos, cada Bispo Diocesano, conjuntamente com os da mesma Conferência Episcopal, se desloque, durante algum tempo, a Roma, para estes contactos.
Estes encontros foram preparados por cada Bispo Diocesano, sobretudo com o relatório quinquenal sobre a situação da diocese e sua evolução desde a última visita “ad Limina Apostolorum”, que, no nosso caso, se realizou no ano de 2015. O relatório quinquenal sobre a nossa Diocese foi enviado em janeiro.
Esses relatórios foram já analisados pelos diferentes Dicastérios da Cúria Romana, nas matérias que lhes dizem respeito e dos assuntos principais foi dado conhecimento ao Santo Padre. Agora, os encontros servirão para, em diálogo, completar informações e receber orientações sobre as realidades das Dioceses e também sobre a Igreja em Portugal.
Do programa desta visita “ad Limina Apostolorum” consta sempre a peregrinação ao túmulo dos apóstolos, encontro com cada um dos diferentes dicastérios da Cúria Romana e audiência com o Santo Padre.
O programa, desta vez, é o seguinte:
Na segunda-feira, dia 20 de maio, encontro com a Secretaria Geral do Sínodo, logo às 9H30 da manhã e a seguir (10H45) com o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica; à tarde (15H30) encontro com o Dicastério da Evangelização sobre questões fundamentais da evangelização, no mundo atual. Depois da Santa Missa, (18H30, na Basílica de S. Paulo extra muros), encontro com a comunicação social.
O segundo dia, 21 de maio, começa logo às 8H45, no Dicastério para os Bispos, seguindo-se, durante a manhã, o Dicastério para a Doutrina da Fé e a Secretaria de Estado do Vaticano. À tarde, com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (16H45) e, depois da Santa Missa, na Igreja de Santo António dos Portugueses, o dia termina na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé.
Na quarta-feira, dia 22 de maio, começamos com a Santa Missa, às 7H00, na Basílica de Santa Maria Maior e, a seguir, durante a manhã, temos encontros com 3 dicastérios, a saber, para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, para a Cultura e a Educação (Prefeito, o Cardeal português D. Tolentino Mendonça) e para o Clero. À tarde, no Dicastério para a Comunicação.
Na quinta-feira, dia 23 de maio, começamos com a Santa Missa na Basílica de S. João de Latrão (é a Catedral do Papa), seguindo-se, durante a amanhã, encontros nos Dicastérios para o Desenvolvimento Humano Integral e para a Evangelização, sobre a primeira evangelização.
À tarde, a partir das 15H00, encontros no Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica e no Dicastério das Causas dos Santos.
Na sexta-feira, dia 24 de maio, começamos com a Santa Missa, na Basílica de S. Pedro, às 7H15, seguindo-se, às 09H00, audiência com o Santo Padre.
Pedimos a todo o Povo de Deus que nos acompanhe, sobretudo em oração, para que esta Visita “ad limina” seja um momento de graça para as nossas Dioceses e para a Igreja em Portugal.
12 de maio de 2024
+Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda