Comunicado: Conselho Presbiteral da Diocese da Guarda

Reuniu, na sexta-feira passada, dia 28 de junho de 2024, em sessão ordinária, o Conselho Presbiteral da Diocese da Guarda.

Os trabalhos iniciaram-se com a oração litúrgica da Hora Intermédia e prosseguiram com apresentação de um relatório sobre a Visita ad Limina Apostolorum, que decorreu no mês passado.

Entre as várias interpelações que esta Vista deixou aos bispos portugueses, destacam-se as seguintes:

1.A experiência sinodal deve ser feita nas diferentes comunidades, com o objetivo de fomentar a participação de todos nos assuntos que a todos dizem respeito e sobretudo nos processos de decisão.

2.Sendo a evangelização a primeira responsabilidade de todos os batizados, somos interpelados sobre formas de levar as nossas comunidades a passarem do apego às tradições para iniciativas e programas de ação evangelizadora.

3.Urge cuidar a presença da Igreja em Portugal nos meios culturais para que aconteça diálogo e cooperação entre a Fé e a sociedade civil.

4.Por sua vez, toda a nossa ação pastoral, qualquer que ela seja, precisa da arte de comunicar.

5.Por outro lado, a ação social e a realidade dos pobres têm de ser sempre prioridade e o próprio Sínodo criou uma comissão para escuta dos pobres.

6. A audiência com o Santo Padre foi o ato conclusivo da Visita ad Limina e entre as interpelações que nos deixou está a de mantermos no nosso horizonte sempre o entusiasmo da evangelização. O Papa fez novamente memória da experiência feliz da JMJ-2023, em Lisboa.

Na sequência da apresentação deste relatório, o Conselho manifestou inquietação quanto à morosidade no processo de nomeação do sucessor do atual Bispo Diocesano. Manifestou também estranheza quanto a notícias vindas a público, na Comunicação Social, que em nada favorecem a passagem de testemunho.

A seguir, o Conselho debruçou-se sobre o novo Itinerário de Iniciação á Vida Cristã de Crianças e Adolescentes com as Famílias aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa, em 2022 e que desejamos levar à prática em toda a nossa Diocese. O que está em causa é fazer da catequese não um processo de ensino igual ao das escolas, mas sim um caminho para o encontro pessoal com a pessoa de Jesus ressuscitado e vivo meio de nós, utilizando o método do catecumenado. Nesse processo, é preciso implicar as crianças e adolescentes, como é óbvio, juntamente com os catequistas, mas igualmente as famílias e as comunidades cristãs. A partir desta reflexão em Conselho Presbiteral pretendemos agora elaborar um programa pastoral que faça chegar a toda a Diocese, através dos arciprestados e dos conjuntos de Paróquias, com os seus Párocos, o conhecimento e a aplicação deste mesmo itinerário.

A Escola Teológica de Leigos e Ministérios, através do seu Presidente, deu a conhecer o percurso feito ao logo deste ano pastoral, em seus três centros, a saber, Guarda, Fundão e Seia. Com cerca de meia centena de participantes regulares, também foi um primeiro ensaio para descobrir candidatos ao Diaconado Permanente. E, de facto, já temos uma dezena de candidatos, aos quais se vai apresentar programa específico de formação, de acordo com as orientações do Diretório sobre a Vida e Ministério do Diácono Permanente.

O Conselho congratulou-se com o número significativo de participantes inscritos da nossa Diocese no V Congresso Eucarístico Nacional realizado em Braga e,  como não podia deixar de ser, com a Ordenação Sacerdotal que terá lugar no próximo domingo, dia 30 de junho, na Sé da Guarda. Regozija-se a Diocese e regozija-se o Presbitério, que vai acolher o novo sacerdote. Sendo o mês de Junho o mês do Sagrado Coração de Jesus e da jornada mundial de oração pela santificação dos sacerdotes, sublinhou-se a importância decisiva da espiritualidade sacerdotal para o exercício do Ministério e chamou-se a atenção para o retiro dos sacerdotes desta Diocese marcado para a próxima semana, de segunda a sexta-feira.

Guarda. 29.6.2024

O Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral