Skip to content Skip to footer

Conclave para a eleição do sucessor do Papa Francisco inicia a 7 de maio

O Vaticano anunciou hoje, dia 28 de abril, que o conclave destinado à eleição do sucessor do Papa Francisco terá início no próximo dia 7 de maio. A decisão foi tomada após uma congregação geral que reuniu todos os cardeais presentes em Roma, num espírito de oração e reflexão.

Até ao início do conclave, os cardeais irão reunir-se diariamente em congregações gerais, momentos de escuta, partilha e discernimento sobre o estado do mundo e da Igreja. Estes encontros têm como objetivo preparar espiritualmente e pastoralmente a eleição daquele que será chamado a sentar-se na cátedra de Pedro, num tempo de importantes desafios para a Igreja Católica.

Participarão no conclave mais de 130 cardeais de todo o mundo, dos quais cerca de 80% votarão pela primeira vez, tendo sido criados cardeais durante o pontificado do Papa Francisco. A Igreja em Portugal estará representada por quatro cardeais: D. Manuel Clemente, patriarca emérito de Lisboa; D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima; D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal; e D. José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, na Cúria Romana.

O conclave, que decorrerá na Capela Sistina, será vivido num clima de oração intensa e de total reserva, pedindo-se a todos os fiéis que acompanhem este momento com especial atenção espiritual, rezando pelo discernimento dos cardeais e pela eleição do novo Sucessor de Pedro.