D. António dos Santos: Seis anos junto do Pai Eterno

D. António dos Santos nasceu em Quintã, Vagos, a 14 de abril de 1932, e foi ordenado presbítero a 1 de julho de 1956, em Albergaria-a-Velha.

Foi ordenado bispo, a 07 de abril de 1976, no pavilhão municipal de Ílhavo, onde esteve como bispo-auxiliar de Aveiro até 1979, ano em que foi nomeado bispo da Guarda.

Entrou como Bispo Diocesano na nossa diocese a 02 de fevereiro de 1980, tendo exercido o seu ministério até 01 de dezembro de 2005, quando resignou por motivos de saúde.

Destacamos com saudade o seu notável trabalho na nossa diocese, nomeadamente a fidelidade ao Concílio, a renovação comunitária e a valorização da tradição. Desenvolveu várias iniciativas ligadas à formação sacerdotal que conduziram à ordenação de vários padres, durante os 25 anos em que D. António esteve à frente desta diocese da Guarda.

Este mês completam-se seis anos da sua partida para a casa do Pai (2018.

Hoje, segunda feira dia 18 de março, o nosso Bispo Diocesano, D. Manuel da Rocha Felício, celebra pelo seu eterno descanso, na Sé Catedral, pelas 18h.

Foto: Jornal da Bairrada – versão on-line