Skip to content Skip to footer

Dia 1: Jornadas nacionais de comunicação em Fátima

Acontecem hoje e amanhã, em Fátima as Jornadas nacionais de comunicação, este ano subordinadas ao tema “jornalismo e inteligência artificial”.

Na sessão de abertura D. Nuno Brás, presidente da comissão episcopal da cultura, bens culturais e comunicações sociais, introduziu o tema da Inteligência artificial (IA) como realidade que não pode fazer-nos viver num “big brother” de escravos mas como realidade que entendemos e usamos.

A diretora do secretariado nacional das comunicações sociais, dr. Isabel Figueiredo, alertou para usarmos as ferramentas de inteligência artificial descobrindo permanentemente a importância de usar a criatividade, a reflexão e a ética.

Na conferência de abertura a dra. Francisca Seabra – CEO da agência de comunicação Burson – apresentou o tema “encontrar a humanidade na era digital”. Procurou conjugar os conceitos de Comunicação, criatividade e inteligência artificial.

Procurou de forma positiva apresentar este tema. Apresentando uma visão utilitarista da IA.

A IA já é usada por mais de 60 por cento dos profissionais de comunicação. Por isso afirmou aquilo que Daniel Hulme disse que “não será a IA que nos vai substituir, tirar empregos ou ficar com o nosso lugar.  São as pessoas que melhor a souberem usar.”

Alertou para a centralidade da curadoria humana neste processo e a velocidade da máquina: que hão-de permitir a co-criação ideal.

Nós e as máquinas: rumo a um futuro em que a responsabilidade é partilhada com a certeza que IA não tem critério.  O único critério somos nós.  A IA não é “ verdadeiramente inteligência” porque não tem critério. Apenas compila informação.  A IA é um convite à inovação sem medo de aprender.

A Missão da Igreja é desvendar o que é novo com esperança.  Isso aplica-se claramente à IA.

Deixou como desafio final a todos para que usem a tecnologia para construir um futuro mais humano, criativo e inspirador.

No painel seguinte a jornalista Ana Pinto Martinho e Ricardo Dias do Cenjor (centro protocolar de formação profissional para jornalistas) apresentaram as principais ferramentas da IA para o jornalismo.