Skip to content Skip to footer

Dia do Exército – celebração na Sé Catedral

27.10.2024

Saudação, no início da Missa presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Patriarca de Lisboa

Sr. Patriarca, nosso arcebispo e Bispo da Forças Armadas e de Segurança,

Bem vindo seja  a esta Diocese da Guarda, que o acolhe com muita alegria e entusiasmo, também na qualidade de uma das Dioceses que constituem a Província Eclesiástica de Lisboa, de que vª Excelência Reverendíssima é o Arcebispo.

Sr. General Braga da Cruz Mendes Ferrão, Chefe do Estado Maior do Exército,

A Cidade e a Diocese da Guarda manifestam a sua alegria e reconhecimento pela Comemoração do Dia do Exército entre nós, desde terça-feira passada até ao dia de hoje. O evento ficará bem gravado na nossa memória.

Sr. Ministro, Srª Secretária de Estado, Sr.Presidente da Assembleia Municipal da Guarda e Sr. Presidente da Câmara, com sua equipa de executivo; Sr. General Pina Monteiro, ilustre filho deste concelho da Guarda, Sr.s Generais, Oficiais, Sargentos e Praças do nosso Exército, a todos queremos retribuir, com o nosso tradicional bem haja beirão.

Este agradecimento é não apenas da Cidade, mas também da Diocese da Guarda, que vos acolheu em distintos lugares, ao longo destes dias, desde Seia à Guarda, passando por Gouveia, Celorico da Beira e outros locais.

Desta forma vos foi apresentado também algo  daquilo que é a nossa extensão geográfica.

De facto, o conjunto territorial da Diocese da Guarda, com os seus mais de 6 mil quilómetrosquadrados, organiza-se à volta do maciço central da Serra da Estrela. A sua população distribui-se, em partes quase iguais, pelos distritos da Guarda e Castelo Branco. Tem ainda 4 freguesias do concelho de Castelo Branco e prolonga-se, a norte, até ao rio Douro (Barca d´Alva), tendo sensivelmente 220 quilómetros de fronteira raiana.

Embora com constrangimentos bem  conhecidos, sobretudo a diminuição das populações locais, consideramo-nos gente acolhedora e generosa na oferta das nossas muitas potencialidades e, por isso, nos alegramos com a vossa presença.

Permitam-me agora voltar de novo à pessoa  doSr. General Braga da Cruz Mendes Ferrão e lembrar aqui a mensagem que Sua Excª dirigiu ao Exército e ao país em 7.8.2023, um dia após o encerramento da Jornada Mundial da Juventude.

Nela expressou contentamento pela participação do Exército Português no apoio à organização deste evento, que em muito dignificou não só a Igreja mas o todo nacional do nosso país.

Lembrou a alocação de logística variada para os peregrinos que vieram de muitas partes do mundo, assim como a participação do mesmo Exército em vários protocolos com sua Santidade o Papa. E aproveitou bem a oportunidade para dizer ao país do empenho continuado do nosso Exército para apoiar as populações em geral e concretamente alocando meios para combate aos incêndios rurais, o que temos de considerar muito relevante. Isto significa que do nosso Exército há muito a esperar, incluindo iniciativas inovadoras. O Seminário promovido na passada sexta-feira, no âmbito do Dia do Exército, sobre investigação e desenvolvimento é, por isso, um dado que nos  apraz registar.

Sr. General Braga da Cruz Mendes Ferrão, as palavras desta oportuna mensagem de Vª Excªteve a população da Guarda oportunidade para as sentir ao vivo durante os seis dias de presença dos efetivos de Exército entre nós.

Por isso, queremos, com a Celebração destaEucaristia, presidida por Sua Excª Reverendíssima o Sr. Patriarca de Lisboa, dar graças a Deus pelo serviço do Exército à nação portuguesa, evocar a entrega generosa dos seus efetivos à causa nacional e, na sequência da recordação dos mortos em campanha na qual participámos, há momentos, no centro da nossa cidade, fazer sufrágio por aqueles que já partiram para a Eternidade.

Que Deus seja louvado, os cidadãos sempre bem servidos e a nação portuguesa devidamente dignificada pela ação do exército.

Muito obrigado.

Guarda, 27.10.2024

+Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda

– – –
Hoje a TVI transmitiu, a partir da Sé da Guarda, a Eucaristia de ação de graças e evocação da memória dos que fizeram e fazem parte do exército Português.

Presidiu D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa.

O nosso Bispo Diocesano partilhou, no início da celebração, a seguinte palavra que apresentamos também em vídeo:

Imagens TVI