O próximo Dia Mundial das Missões celebra-se no dia 19 de outubro de 2025, sob o mote escolhido pelo saudoso Papa Francisco: “Missionários de esperança entre os povos”.
Na sua mensagem, o Papa propôs três pontos de reflexão fundamentais:
- Nas pegadas de Cristo, nossa esperança;
- Os cristãos, portadores e construtores de esperança entre os povos;
- Renovar a missão da esperança.
Francisco lembrava ainda: “No Coração humano e divino de Jesus, Deus quer falar ao coração de cada pessoa, atraindo todos ao seu Amor. Fomos enviados para continuar esta missão: ser sinal do Coração de Cristo e do amor do Pai, abraçando o mundo inteiro” (Discurso às Pontifícias Obras Missionárias, 3 de junho de 2023).
Iniciativas na Diocese da Guarda
O Secretariado Diocesano da Missão apresenta algumas propostas e convites para viver em comunidade este Mês Missionário:
- Outubro, mês missionário
As Obras Missionárias Pontifícias (OMP) prepararam um Guião Missionário (2€ cada). Pode ser solicitado através do Secretariado. Foi igualmente disponibilizado um cartaz alusivo ao Dia Mundial das Missões, a colocar em todas as igrejas e capelas. - Coleta do Dia Mundial das Missões
A celebração do Dia Mundial das Missões – 19 de outubro pode ser antecedida por uma Vigília Missionária em cada conjunto de comunidades.
Nas missas dominicais de 18 e 19 de outubro realiza-se a coleta em favor do Fundo de Solidariedade Universal, com o qual o Papa sustenta a atividade missionária em todo o mundo.
Quando não houver celebrações nestas datas, a coleta deve ser feita no fim de semana anterior ou posterior.
Recorde-se que, em 2024, a Diocese da Guarda entregou às OMP o valor de 20 357,17 €. - Infância e Adolescência Missionária (IAM)
Incentiva-se a criação de novos grupos da IAM. Há na Diocese pessoas disponíveis para dar testemunho e apoiar na implementação desta dinâmica missionária. - Voluntariado Jovem Missionário
Jovens interessados em viver uma experiência missionária em África podem inscrever-se e integrar um grupo de voluntariado missionário.
Unidos na Missão
O Secretariado Diocesano da Missão, através do Departamento da Comunhão Eclesial e Ecumenismo, do Departamento das Missões e do Departamento da Piedade Popular, renova a sua disponibilidade para apoiar as comunidades paroquiais na vivência deste Mês Missionário.
“Como Eu vos fiz, fazei vós também”
– – –
Leia aqui a mensagem integral – Dia mundial das missões 2025