Na proximidade da celebração da Páscoa, o Bispo da Guarda, D. José Pereira, dirigiu uma carta pastoral aos presbíteros, diáconos e fiéis da diocese, convidando-os a participar na Missa Crismal, que terá lugar na Sé da Guarda na próxima Quinta-feira Santa, dia 17 de Abril, às 10h30.
Num texto profundamente enraizado na espiritualidade da Quaresma e na centralidade da Eucaristia, o prelado partilha o desejo de celebrar esta Páscoa com os seus sacerdotes, evocando as palavras de Jesus: «Tenho ardentemente desejado comer convosco esta Páscoa» (Lc 22,15).
D. José sublinha a importância da liturgia como expressão e realização da fé cristã, destacando o seu papel formador na vida das comunidades e na comunhão eclesial. Neste sentido, convida todos os presbíteros a concelebrar a Missa Crismal, momento privilegiado de unidade em torno do Bispo, onde serão consagrados os Santos Óleos e renovadas as promessas sacerdotais.
A celebração será também ocasião para dar graças pelos jubileus sacerdotais de alguns membros do presbitério diocesano:
• Pe. António Espinha Monteiro (65 anos de sacerdócio);
• Pe. António Morais (60 anos);
• Pe. Manuel Igreja Dinis (60 anos);
• Pe. José Brito (25 anos);
• Pe. Sérgio Mendes (25 anos).
O Bispo da Guarda pede ainda que cada paróquia se faça representar na celebração por fiéis mais empenhados e ministros da liturgia, com especial destaque para os acólitos, a quem dirige um convite expresso.
Na mesma carta, D. José recorda a importância do tradicional peditório para os Lugares Santos, a realizar-se na Sexta-feira Santa. Face às dificuldades que continuam a afetar as comunidades cristãs da Terra Santa, muito fragilizadas pelas consequências da pandemia e dos conflitos recentes, apela à generosidade dos fiéis nesta partilha solidária.
Concluindo a sua mensagem com votos de um renovado caminho até à Páscoa, D. José invoca a bênção do Alto sobre toda a Diocese da Guarda.
Foto: Facebook Ramo de Amendoeira – Covilhã