Como é tradição, a Diocese da Guarda realiza nos dias 27 e 28 de Agosto a sua peregrinação anual ao Santuário de Fátima. Este ano, a peregrinação reveste-se de um carácter especial, sendo vivida no espírito do Ano Jubilar 2025, com o lema “Peregrinos de Esperança”.
O programa terá início na tarde do dia 27, com a concentração dos peregrinos junto ao Pórtico Jubilar, pelas 17h30, junto à Igreja da Santíssima Trindade. Este gesto simbólico, próprio do Jubileu, marca o início da peregrinação com a passagem pela Porta Jubilar, sinal de renovação espiritual e compromisso de esperança.
Segue-se a procissão em direcção à Capelinha das Aparições, com a saudação a Nossa Senhora, às 17h45. À noite, haverá a recitação do Rosário e Procissão de Velas, às 21h30, na Capelinha, terminando o dia com uma Vigília de Oração, às 23h00, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.
Na manhã do dia 28, os peregrinos reúnem-se para a oração de Laudes, às 9h30, na Capelinha, culminando a peregrinação com a celebração da Eucaristia, às 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade.
A peregrinação da Diocese da Guarda a Fátima é sempre um momento privilegiado de comunhão e oração, mas neste Ano Santo é vivida de modo ainda mais intenso, como caminho de esperança com Maria, Mãe da Igreja.