O Secretariado Diocesano de Liturgia anunciou a realização de um Curso para novos Ministros Extraordinários da Comunhão nos dias 7 e 14 de fevereiro de 2026, no Seminário da Guarda.
Os párocos que pretendam inscrever candidatos devem enviar para a Cúria Diocesana, até 31 de dezembro, os seguintes documentos: requerimento dirigido ao Bispo, certificados de batismo e crisma, fotografia do candidato e um pequeno emolumento, destinado a despesas administrativas, incluindo cartão e ritual.
A formação está prevista para os dois dias indicados, com início às 10h, sendo obrigatória para a posterior nomeação dos candidatos. As refeições serão fornecidas no Seminário, suportadas pelas paróquias.
A nomeação oficial dos novos ministros ocorrerá no dia 22 de fevereiro, durante a Eucaristia das 18h, na Catedral da Guarda, presidida pelo Bispo Diocesano, D. José Pereira.
O Secretariado lembra ainda a existência das Normas Diocesanas para os Ministros Extraordinários da Comunhão, às quais os candidatos e responsáveis paroquiais devem atender.
Se o número de inscrições for superior à capacidade prevista, poderá ser agendada uma nova edição do curso ao longo do ano pastoral.
