Donas | Peregrinação da Família Blasiana

No passado sábado dia 14 de Setembro de 2024, a comunidade paroquial de Donas teve o privilégio de acolher a Família Blasiana, numa ação incerida nas Celebrações do Centenário da Ordenação Sacerdotal do Monsenhor Joaquim Alves Brás, na Igreja Matriz de Donas com o apoio do Instituto Secular das Cooperadoras da Família e Pároco de Donas Pe. Luís Nobre.

O Largo da Igreja e a Igreja foram devidamente preparados para receber mais de duas centenas de peregrinos vindos de vários pontos do país e estrangeiro bem como a comunidade de Donas. O dia 14 de setembro foi escolhido por sugestão do Pe. Luís Nobre, dado ter sido o dia em que o Monsenhor Alves Brás iniciou as suas funções como padre na aldeia de Donas em 1925 até 1930.

Esta iniciativa começou pelas 14:30 com invocação de um terço mariano dedicado à família, dado o Monsenhor Alves Brás ter referido “O filho será o que for a família… o homem será o que forem as famílias… a sociedade será o que forem as famílias” e ter revelado a importância de rezar pela família.

Seguiu-se a Eucaristia presidida pelo Sr. Bispo da Guarda D. Manuel Felício, o Monsenhor Fernando Silva, postulador da Causa da Canonização Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás, vindo de Roma propositadamente para esta celebração, o Pe. Luís Nobre e outros párocos das comunidades em redor, que se quiseram associar a esta celebração. A eucaristia preparada pela Paroquia de Donas foi enriquecida musicalmente por dois Hinos criados em homenagem ao Monsenhor Alves Brás. O Hino das Crianças que serviu de ação de graças e o Hino do Fundador cantado após o descerramento de uma lápide, para assinalar o Centenário de Ordenação Sacerdotal do Pe. Alves Brás.

A Paróquia de Donas acolheu de braços abertos esta iniciativa da família Blasiana, das suas diversas fundações (Obra de Santa Zita, Centro de Cooperação Familiar, Instituto Secular das Cooperadoras da Família, Movimento por um Lar Cristão, Fundação Monsenhor Alves Brás e o Movimento Juvenil “Focos de Esperança”), fazendo votos que possam voltar para homenagear o Monsenhor Joaquim Alves Brás que fez parte da nossa comunidade e também semeou o seu amor e o seu espírito de família dentro da nossa comunidade.

Fonte: Boletim da UP da Gardunha