Novos Mapas Educativos»: colocar a pessoa no centro de uma educação verdadeiramente humanizadora
Nos dias 2 e 3 de outubro de 2026, Fátima acolheu o Simpósio «Traçar Novos Mapas Educativos para uma Magnífica Humanização», uma iniciativa da responsabilidade do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), em articulação com a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC). O encontro desenvolveu-se tendo como horizonte inspirador os quatro pilares da educação, à luz da Carta Apostólica do Papa Leão XIV Desenhar novos mapas de esperança, em diálogo com a encíclica Magnifica Humanitas e com os sete compromissos do Pacto Educativo Global, procurando repensar a missão educativa perante os desafios do nosso tempo e reafirmar a centralidade da pessoa, das relações, do cuidado, do discernimento e da esperança.
Num tempo marcado pela aceleração, pela abundância de informação, pela crescente presença da Inteligência Artificial, pela fragmentação das relações e pela dificuldade em encontrar sentido, o encontro constituiu uma oportunidade privilegiada para refletir sobre os desafios que hoje se colocam à educação, à escola e aos educadores.
Se o mundo mudou, também a pergunta educativa precisa de mudar. Já não basta perguntar «Como ensinar melhor?». Importa aprofundar questões mais fundamentais: Que pessoas queremos formar? Para que queremos educar? O que acontece à pessoa enquanto aprende?
É neste horizonte que se desenham os novos mapas educativos: não mapas destinados simplesmente a encontrar o caminho mais rápido, mas caminhos capazes de oferecer direção, sentido e humanidade.
– A pessoa no centro da bússola
Perante a velocidade tecnológica e a facilidade de acesso à informação, o desafio da escola não pode reduzir-se à transmissão de conteúdos. Rapidez não é sinónimo de aprendizagem. Aprender exige tempo, esforço, dúvida, descoberta, erro, amadurecimento e relação.
Também a Inteligência Artificial, com todas as possibilidades que oferece para explicar, criar, personalizar, traduzir ou apoiar, deve permanecer ao serviço da pessoa. A tecnologia é instrumento, não finalidade.
Por isso, no centro da bússola educativa não está o algoritmo, o desempenho, a classificação ou a eficiência. Está a pessoa — única, livre, relacional, vulnerável e portadora de possibilidades.
A escola verdadeiramente humanizadora é, assim, aquela que não se limita a preparar para o mercado ou para os resultados. É uma escola que ajuda a formar pessoas capazes de pensar, discernir, relacionar-se, cuidar, dialogar, esperar, imaginar e escolher.
– Quatro direções para educar
A metáfora da bússola permite apontar quatro dimensões essenciais para uma educação integral: habitar-se, desenvolvendo a interioridade e o conhecimento de si; habitar com, aprendendo a acolher a diversidade e a construir pontes; cuidar, reconhecendo cada aluno na sua dignidade e singularidade; e habitar o ainda-não, mantendo vivos a alegria, a imaginação e a esperança perante um futuro que permanece aberto.
Neste caminho, educar implica também reaprender a escutar, educar o olhar para ver para além das evidências, imaginar possibilidades novas e saber permanecer diante das grandes perguntas, evitando a tentação das respostas imediatas e simplistas.
– Uma escola que não fecha o futuro
O Simpósio reafirmou, deste modo, a necessidade de uma escola que ensine conhecimento, mas também ensine a pensar; utilize a tecnologia sem se deixar dominar por ela; valorize o desempenho sem reduzir a pessoa aos resultados; acolha a diversidade; eduque para a responsabilidade, a liberdade e a justiça; construa relações significativas; cultive o cuidado; proteja a interioridade e alimente a esperança.
Num tempo em que tudo parece urgente, educar, pode significar oferecer tempo. Quando tudo é virtual, oferecer relação. Quando tudo é ruído, proporcionar silêncio. Quando existe excesso de informação, promover discernimento. E quando o futuro parece incerto, continuar a oferecer esperança.
Porque educar não é desenhar antecipadamente um futuro fechado para cada criança ou jovem. É criar condições para que cada um possa descobrir os caminhos possíveis e construir, com liberdade e responsabilidade, o seu próprio percurso.
– Os mapas educativos podem mudar, mas a bússola permanece: a pessoa.
«Educar é acreditar que cada pessoa pode tornar-se mais humana — e que, através dela, o mundo também pode tornar-se mais humano.»
Ecos de alguns dos professores participantes da nossa diocese neste Simpósio:
“Num tempo marcado pelas mudanças e desafios que trazem as novas tecnologias e o uso da Inteligência Artificial, levo comigo a convicção de que nenhum novo mapa educativo pode perder de vista o essencial: colocar a Pessoa no centro, reconhecer a sua Dignidade, valorizar a Relação como espaço de encontro e crescimento, cultivar Valores que ajudem a descobrir o Sentido da Vida e semear Esperança, para que cada pessoa encontre o seu caminho e contribua para um mundo mais fraterno.
É assim que quero continuar a viver a minha missão de educar, procurando contribuir para uma magnífica humanização.” (Manuel Carlos)
“Levo deste Simpósio a certeza de que educar é, acima e antes de tudo, um encontro entre pessoas. Num tempo marcado pela tecnologia e pela inteligência artificial, ficou-me a importância da relação, da presença e da escuta.
Do Laboratório onde participei, cujo tema era EMRC: identidade e encontro, brilhantemente dinamizado pela Professora Augusta Delgado, levo a riqueza de escutar, partilhar e pensar em conjunto. Levo comigo a convicção de que a EMRC é um espaço privilegiado de encontro com o outro, com diferentes formas de ver o mundo e com as perguntas que nos ajudam a crescer.” (Diogo Coimbra)
“Traçar novos mapas educativos é também construir caminhos de maior humanização, colocando a pessoa e a sua dignidade no centro da educação.” (Cristina Romano)
“Ao longo destes 2 dias de formação, senti-me acolhida e mais inspirada para esta missão que pretendo abraçar. Foi uma experiência incrível, rica em conteúdo e muito elucidativa. Educar é um ato de esperança – como disse D. Andrés Carrascosa Coso – e essa esperança é preparar os alunos para um futuro que ainda não sabemos qual é – como acrescentou o professor Nuno Higino.
E é nessa partilha de esperança que surge a humanização: ver cada aluno, ouvi-lo, valorizá-lo, ajudá-lo a encontrar o sentido da sua existência. Porque não somos meros professantes. Somos capacitadores de sonhos e esperanças.” (Tânia Santos)
“Este Simpósio levou-me a aprofundar que educar é muito mais do que transmitir conhecimentos: é acompanhar o crescimento de uma pessoa, é ajudá-la a encontrar um caminho, a descobrir a sua vocação, a encontrar o seu lugar na sociedade com vista ao bem comum. A pessoa não deve estar ao serviço da tecnologia, mas sim a tecnologia ao serviço da pessoa e, se esta nos ajuda a ganhar tempo, procuremos devolver esse tempo ao aluno: com presença, diálogo, escuta atenta, pois é no encontro verdadeiro que a educação encontra o seu sentido mais profundo e transformador.” (Ir. Graça – Escola Católica – Colégio da Cerdeira)
“A humanização não é uma disciplina do currículo”, mas passa pela “(…) capacidade de reconhecer, valorizar e potenciar os talentos únicos de cada criança e jovem.” Esta ideia desafia-nos a dar maior espaço à divulgação de práticas concretas, impactantes e significativas, capazes de oferecer aos docentes recursos que apoiem e inspirem a sua prática. É igualmente importante tornar visíveis os contextos e os contributos reais da Igreja Católica para esta tarefa humanizadora, percebendo onde está presente e de que modo essa presença se traduz em experiências concretas, transformadoras e geradoras de bem comum. ( Dina Pinto)
Fátima, 2026
